PMC entrega primeira etapa da Via Parque neste domingo (10)

Wagner Gil

A Prefeitura de Caruaru entrega, na tarde deste domingo (10), a partir das 16h, a primeira etapa do projeto Via Parque, uma nova opção de mobilidade urbana que, quando estiver totalmente concluída, vai cortar a cidade de leste a oeste, com implantação de ciclovia, ciclofaixas, pistas de cooper, bicicletários, academias, quadras poliesportivas, praças de convivência, ecopontos e nova iluminação. Mais de 150 mil pessoas serão beneficiadas de forma direta ou indireta.

A partir deste final de semana, o projeto já beneficiará moradores de cinco bairros de forma direta: Divinópolis, Bom Jesus, Maurício de Nassau, Centenário e Centro. Nesse trecho de 2km já estão instalados diversos equipamentos para prática de lazer e esportes, entre eles, pista de skate, ciclovia, pista de cooper, academia de terceira idade com equipamentos, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei de praia, quadra de basquete 3×2, playground, academia, salas de apoio para academia e segurança pública. O local conta ainda com ecopontos de coletas para recicláveis, fonte seca, praça de estar e calçadas com acessibilidade. O paisagismo e iluminação de led também são destaques.

O projeto total contempla 7.000 metros de intervenção, sendo dividido em três eixos: centro, leste e oeste da cidade. “Nós idealizamos a Via Parque desde 2016 e, como o único município do Estado a conseguir recursos do Finisa, estamos colocando esse projeto em prática, que vai conectar os territórios da zona oeste com os territórios do centro e do leste. A ideia é trazer mais qualidade de vida e mobilidade para a população de Caruaru”, disse a prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Essa primeira etapa fica localizada no denominado eixo centro, que vai do Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga até as margens da BR-104, no Bairro Divinópolis. “Esse trecho tem 2,2 quilômetros de extensão e um custo em torno de R$ 4,8 milhões”, completou a chefe do Poder Executivo municipal.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Swami Lima, a gestão está utilizando o modelo de mobilidade ativa. “Vamos usar este tipo de mobilidade para fazer esta integração entre pontos simbólicos da cidade. Nossa ideia é utilizar a Estação Ferroviária como elemento âncora deste projeto, fazendo sua ligação com as zonas oeste e leste”, disse.

14 BAIRROS

A Via Parque é contemplada com dezenas de espaços de lazer para crianças, adultos e pessoas da terceira idade. “Nosso projeto irá contemplar 14 bairros, com uma estimativa de 150 mil pessoas sendo beneficiadas de forma direta”, afirmou Raquel.

Ela destacou o corredor e a melhoria na mobilidade urbana. “É com imensa alegria que compartilho este sonho. O projeto da Via Parque já é uma realidade e vai gerar uma grande transformação neste corredor que é fundamental para a nossa cidade. A ideia é que a Via Parque funcione todos os dias, com espaços de lazer permanentes para a população usufruir, trazer seus familiares e conhecer ainda mais a cidade”, argumentou.

O corretor de imóveis, Aurino Dutra, da Captar Empreendimentos Imobiliários, disse que a Via Parque vai trazer uma valorização significativa dos imóveis nos bairros onde ela passar. “Com as intervenções que estão sendo oferecidas, centenas de imóveis serão valorizados, inclusive com criação de novos pontos comerciais. Ela (Via Parque) vai ajudar a gerar mais empregos também.”

SEGUNDA ETAPA AVANÇA

A segunda etapa já está em fase avançada e deve ser concluída entre os meses de fevereiro e março de 2020. O trecho oeste como é chamado vai da intersecção com a BR-104 até o Bairro Vila do Aeroporto. Nesse espaço, a população poderá também desfrutar de uma área com parques infantis, academias, praças, pista de cooper e ciclovias. Vale destacar ainda a grande quantidade de árvores em alguns trechos dessa etapa, principalmente entre a Cohab II e a Vila Kennedy.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, a obra da segunda etapa já ultrapassa 60% e está orçada em mais de R$ 4 milhões, com previsão de conclusão para o mês de fevereiro de 2020. O vereador Heleno Oscar, autor do projeto do IPTU Verde, comemorou esse ganho ambiental. “O que está sendo feito pelo meio ambiente em Caruaru é fantástico. A obra da Via Parque vem trazer conforto, comodidade e um novo modelo de transporte na cidade. As pessoas agora terão uma ciclofaixa para utilizar todos os dias, inclusive para ir ao trabalho, não apenas para o lazer ou a prática de esportes”, destacou.

O presidente da Câmara, Lula Torres, disse que o caruaruense terá mais qualidade de vida. “Essa Via Parque é um equipamento fantástico para unir a família com qualidade de vida. O local terá espaço para pessoas idosas, adultos e crianças. Um sonho realizado”, disse Lula Torres. “A Câmara ajudou a partir do momento que aprovou o projeto do Finisa. Foi através dele que a prefeitura conseguiu e aplicou bem os recursos”, completou o líder do Governo, Bruno Lambreta.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *