Nomes como Almério, Cordel do Fogo Encantado e Uptown estarão presentes
Wagner Gil
Mais uma vez o Polo Azulão mostra que nem só de forró vive os festejos juninos de Caruaru. Serão nove dias de festa e várias apresentações. Entre os principais destaques, estão a Uptown Blues & Band, que traz um show especial de Liv Moraes, e Cordel do Fogo Encantado. Este ano a ideia da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) foi criar noites temáticas que trarão samba, rock e, é claro, o arrasta-pé de qualidade.
O Polo Azulão vai funcionar com shows a partir do dia 8 de junho e ficará localizado no início da Rua Visconde de Inhaúma, nas proximidades da Acic. Este ano foram mais de 600 inscritos no processo de seleção, fato que fez com que a FCTC optasse por noites temáticas. A abertura, que acontece na próxima sexta-feira, será voltada para o bom e velho rockandroll, com destaque para a cena local: Old Pack, Saga HC e Alkymenia.
O segundo dia (9) será dedicado aos jazz e blues, com Seu Luís e os Comparsas, Banda Hey John, Joanatan Richard & Netto Rockfeller, além da Uptown Blues & Band e Liv Moraes. Nessa noite, Liv, que é filha de Dominguinhos, trará músicas do seu pai no ritmo de jazz. “Estamos fazendo um show belíssimo. Os ensaios são exaustivos, porém prazerosos. Vamos levar uma bela surpresa ao São João de Caruaru”, garantiu Giovane Papaléo, líder da Uptown.
A ideia da Fundação de Cultura é sempre a de valorizar a cena local e pernambucana. Uma prova disso está na qualidade dos shows da segunda semana. Na sexta-feira (15) sobe ao Palco Azulão o grupo Dama do Rei. Na sequência, apresentam-se Rasga Mortalha, 70mg e Lula Queiroga.
No sábado (16), a noite será dedicada ao samba, e começa mais cedo, a partir das 18h. Esse dia terá shows de Jô Quirino, Jurema Preta, Chris Mendes, Colibri Brasil e Em Canto e Poesia. Jurema Preta deve gravar seu DVD trazendo no repertório maracatu e outros sons de origens afro. No domingo (17), também às 18h, tem Rockalito, Perfeita Simetria, Tony Maciel, Adriana Sales e Tagore.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, destacou a festa como multicultural. “A nossa ideia é de valorizar a música em todos os seu sentidos e, desta forma, oferecer algo novo. O show da Uptown com Liv, a filha de Dominguinhos, é imperdível. Vamos ouvir canções conhecidas no ritmo de jazz”, comemorou.
Na semana do São João, a programação do Polo Azulão começa naquinta-feira (21), com apresentações da Banda Leão do Norte, Casaprima, Isabela Moraes e Almério, que vem se destacando no cenário nacional e é uma das principais revelações musicais do Nordeste nos últimos anos. “Cantar em Caruaru é sempre um prazer e no Polo Azulão, onde estive no ano passado, é muito gratificante. Tudo isso mostra que Caruaru valoriza todas as formas de música”, disse Almério.
A noite da sexta-feira (22) será uma das mais concorridas e marca a volta da Banda Cordel de Fogo Encantado. O grupo promete uma apresentação especial, incluindo clássicos regionais em seu repertório. Nessa data também haverá shows de Nika Macedo, Zé do Estado e Gabriel Sá. Tudo começa às 20h.
Na véspera de São João, dia 23 (sábado), o Polo Azulão receberá o maestro Mozart Vieira, Erisson Porto, Herbert Lucena & Mel Nascimento e Silvério Pessoa. Herbert volta a sua terra natal depois de um período afastado dos palcos caruaruenses. Já o maestro Mozart, que também fará parte da abertura no palco principal, dia 2, vai trazer de Luiz Gonzaga ao Trio Nordestino, passando por Azulão e Jackson do Pandeiro.
A noite de São João será dominada por cinco mulheres e apenas atrações femininas subirão ao palco: Fogueira de Xangô, Rogéria, Gabi da Pele Preta, Riá Oliveira e Bia Marinho.