Tem início o Maior e Melhor São João do Mundo

Os festejos começaram na sexta-feira (1º), nos polos da Estação Ferroviária e de Pau Santo. No Pátio, o evento tem início neste sábado (2). Elba é uma das atrações

Pedro Augusto

Apesar da greve dos caminhoneiros, que vem se arrastando desde a semana passada e ainda está causando diversos transtornos à população, a exemplo da escassez de combustíveis nos postos de todo o país, o pontapé inicial do Maior e Melhor São João do Mundo foi mantido para este fim de semana. Desmentindo a informação falsa, que circulou pelas redes sociais na última segunda-feira (28), de que a abertura do evento seria cancelada, a prefeita Raquel Lyra garantiu, em coletiva, o início dos festejos neste fim de semana.

A edição 2018 do São João de Caruaru começou, na última sexta-feira (1º), nos polos da Estação Ferroviária e de Pau Santo. Esta última foi a primeira comunidade da zona rural do município a comportar neste ano o São João da Roça. Além de Pau Santo, também serão contempladas com apresentações do projeto várias outras comunidades, como as do Rafael, Juá, Malhada de Barreira Queimada, Malhada de Pedras, Peladas, Cachoeira Seca, dentre outras. As atrações seguem até o dia 30, sempre às sextas e aos sábados, a partir das 19h30.

“Entendemos que a descentralização, levando a festa à zona rural, e a valorização de todas as representações artísticas, como o artesanato, mostram o grande potencial da nossa gente. O São João, da forma como foi pensado, apresenta boa parte das riquezas de Caruaru, que se destaca não só pela cultura, mas pelo turismo e por outras atividades econômicas, como o comércio e a indústria da moda”, destacou a prefeita Raquel Lyra.

Já a maratona de shows no Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga será iniciada neste sábado (2) com as apresentações da Orquestra de Pífanos e do Maestro Mozart Vieira, da Banda Fulô de Mandacaru e dos cantores Elba Ramalho e Jonas Esticado. No domingo (3), a animação no polo principal da festa está garantida com os shows de Chambinho de Acordeon, Alcymar Monteiro e Geraldo Azevedo. Em paralelo, quem for conferir a programação do Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, neste primeiro final de semana de São João, ainda poderá cair no forró com as atrações do Polo Camarão.

ALTO DO MOURA

O Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, Alto do Moura, localizado a 7 km do centro de Caruaru, é ponto de cultura, tradição e muito forró durante o São João. Este ano, o bairro está contando com dois polos de animação e com um pavilhão de artesanato, onde estão sendo expostas peças de dezenas de artesãos que elevam o nome da cidade para o mundo. Os polos Mestre Vitalino e o Coreto abrem as programações neste sábado (2) e seguem até o dia 30, com shows a partir das 10h.

Estreando no São João, o Polo Coreto terá apresentações de trios pé-de-serra e bandas de pífano aos sábados e domingos, sempre às 10h e até as 14h. O espaço fica localizado na Avenida Mestre Vitalino, em frente à sede da Associação dos Artesãos em Barro do Alto do Moura. Entre os nomes que irão subir ao palco, estão Banda de Pífanos Mandacaru, TrioChamegado, Banda de Pífanos Mirim Zé do Estado, Trio Nós Todos, Trio Manoel da Concertina e Forró do Bom.

O Polo Mestre Vitalino, que funciona na avenida de mesmo nome, terá, em 2018, a programação ampliada: serão quatro atrações por dia, aos sábados e domingos. Os shows de abertura começam às 10h e o espaço funcionará até as 18h. Entre as atrações, estão Walmir Silva, Domingos Acioly, Calango Aceso, Lia de Carvalho, Azulinho, Jucélio Vilella, Humberto Bonny, Renilda Cardoso e Berinho Lima.

Além de aproveitar as atrações, quem for ao São João do Alto do Moura pode conhecer um pouco da história do barro, visitando a Casa-Museu Mestre Vitalino e o Museu Mestre Galdino. O espaço dedicado a Vitalino é a antiga residência do artesão e abriga objetos pessoais e réplicas do trabalho do mestre. O museu fica aberto de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. Para conhecer a arte surrealista do Mestre Galdino, os interessados podem entrar em contato com o acervo do memorial, que conta com fotos e textos sobre o artista, além de peças originais. O memorial é aberto das 8h às 17h, de segunda a sábado, e das 9h às 13h aos domingos

ARTESANATO

Pela primeira vez, o Alto do Moura está tendo um espaço dedicado ao artesanato durante os festejos juninos. O Pavilhão do Artesanato do Alto do Moura possui uma estrutura montada ao lado do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e funcionará de 9 a 30 de junho, aos sábados e domingos, das 10h às 17h. O Pavilhão conta com a parceria do Sebrae/PE, que oferece, além da exposição, oficinas de capacitação a todos os artesãos participantes, tais como: exposição de produtos, formação de preços, entre outras.

O Alto do Moura dispõe de lojas e ateliês dos principais artesãos da cidade, muitos deles funcionando nas próprias residências dos ceramistas e artistas. Entre tantos artesãos, encontram-se sinalizados no Alto do Moura os ateliês de: Manoel Inácio, Elias, Luís Galdino, Família Vitalino, Cícero José, Zé Galego, Ednaldo José, Luiz Antônio, Família Zé Caboclo, Marliete Rodrigues, Ernestina, Ademilson, Família Manuel Eudócio, Heleno Rodrigues, Luiz Bernardino, Terezinha Gonzaga, Família Galdino e Zezinho Muriçoca.

COMIDAS

Neste sábado (2), dois eventos darão início ao calendário 2018 do Festival das Comidas Gigantes. Serão eles: o Maior Cozido de Milho na Manteiga de Garrafa e o Maior Chocolate Quente. O primeiro leva 1.500 espigas e é preparado pelos moradores do Bairro Petrópolis. A festa ocorrerá na Praça Geraldo Borba, a partir das 20h e contará com a participação de duas bandas, aguardando a presença de mais de 1.800 pessoas.

Já o Maior Chocolate Quente é produzido há 11 anos e leva 700 litros de leite, 130 quilos de chocolate em pó, 20 latas de leite condensado e creme de leite, 50 quilos de açúcar, 35 quilos de Maizena e cinco quilos de canela em pó. Duas bandas animarão o evento, que possui uma estimativa de 11 mil pessoas. A festa será realizada no Bairro São João da Escócia, a partir das 18h.

No domingo haverá a Caminhada do Tareco e Mariola, tradicional evento que ocorre há mais de dez anos no Bairro do Vassoural, a partir das 15h. A Festa da Paçoca, que seria realizada no mesmo dia, no Bairro Jardim Panorama, foi prorrogada para o dia 1º de julho, devido à greve dos caminhoneiros.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *