Portais da Justiça Eleitoral com novos formatos 

Os portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ganharam nesta terça-feira (24) um novo leiaute mais moderno, clean e funcional. As alterações realizadas na arquitetura da informação da página inicial e também no acesso aos conteúdos internos visam facilitar a navegação dos usuários e dos publicadores de conteúdos.As redes sociais ganharam mais evidência e os ícones agora estão localizados no canto superior direito da página. Ao lado do comando “Acessibilidade”, é possível mudar o contraste do site para facilitar a leitura em caso de dificuldade visual.

Os menus localizados na aba superior verde foram reduzidos de oito para seis, com destaque para a inclusão do item “Área jurídica”. O espaço irá agrupar os assuntos jurídicos em submenus: “Jurisprudência”, “Legislação” e ”Serviços judiciais”.

Outra ferramenta adotada para facilitar a navegabilidade do usuário na hora de buscar algum conteúdo do site foi acrescentada aos menus. Ao clicar no item de interesse, uma lista aparecerá ao lado contendo as informações mais acessadas sobre o tema.

Logo abaixo da aba superior estão disponibilizados alguns serviços, além de ferramentas de consulta processual, à jurisprudência e de pesquisa a legislação compilada, onde será possível obter a íntegra das leis. Já na lateral direita estão localizados links que remetem às edições do Diário de Justiça Eletrônico (DJE), ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a visualização das sessões plenárias.

O site também terá mais espaço para a divulgação de banners de eventos e campanhas promovidas pela Justiça Eleitoral, mantendo a autonomia dos regionais quanto a definição do conteúdo.

As notícias escritas ou em formato de áudio e vídeo ganharam um espaço maior na parte central do portal. A novidade é que o material de rádio poderá ser acessado direto na página inicial.

Outra inovação é que, a partir de agora, os advogados terão um ambiente específico no qual poderão consultar a legislação, tramitação processual, pauta de julgamentos e acessar o sistema de petição eletrônica, além de emitir a guia de recolhimento da União. O “Espaço do advogado” está localizado no canto inferior direito da página do TSE.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *