Porto dá adeus ao sonho da 1ª Divisão

Pedro Augusto

O futebol de Caruaru anda, realmente, em baixa. Após os fracassos sucessivos do Central nas competições que disputou em plena temporada de seu centenário, desta vez, foi o Porto que decepcionou a torcida local, ao deixar escapar o acesso para a Série A1 do Campeonato Pernambucano. Diante de um sol escaldante e sem muitos holofotes, o Gavião do Agreste acabou ficando apenas no empate de 1 a 1 com o Decisão, na tarde da última quarta-feira (6), no Estádio Luiz Lacerda, dando adeus a qualquer possibilidade de retornar à divisão de elite do Estadual. Para conquistar o acesso, o tricolor da Rua Preta teria de vencer o Falcão por um placar simples. Já para a equipe de Bonito bastava somente obter o placar igual para garantir a primeira participação da sua história na Primeirona.

Como não poderia ser diferente, tamanha era a sua importância, a partida envolvendo adversários do Agreste começou bastante equilibrada. Precisando da vitória, o Porto tentou partir para cima do Decisão nos minutos iniciais, porém esbarrou na boa postura defensiva do adversário. O gol tricolor só foi sair de bola parada, aos oito minutos, através de cobrança de falta. De forma magistral, o atacante Everton colocou a bola no ângulo direito, mexendo no placar. Mas o empate do time de Bonito, não demorou a acontecer.

A pequena, mas fiel torcida, que se encontrava empurrando o Gavião para o acesso, nas cadeiras do Lacerdão, ainda estava comemorando, quando o Decisão empatou. Aos 11 minutos, ou seja, três minutos depois, após cobrança de escanteio, Pedro Maycon aproveitou a bola perdida na área para tocar de calcanhar para o gol. No decorrer da etapa inicial, o tricolor da Rua Preta ainda teve um tento anulado pela arbitragem, que alegou irregularidade na jogada.

Nos últimos 45 minutos, o Gavião do Agreste pressionou bastante à equipe adversária, através das investidas feitas principalmente por Leanderson Polegar e Marlon, porém o Falcão conseguiu segurar o placar até o final. Com o acesso garantindo, o elenco do Decisão correu em disparada para comemorar a façanha juntamente com a sua torcida, enquanto os jogadores do Porto desabaram no gramado, sendo consolados pela comissão técnica e dirigentes.

Formado no Ninho do Gavião, o meia-atacante Marlon era um dos mais abatidos. Ele lamentou bastante a eliminação. “Nosso time é bom, mas faltou colocar a bola mais no chão. Infelizmente não deu. Fizemos de tudo, ou seja, corremos, pressionamos, porém não foi o dia de colocar o Porto na 1ª Divisão”. Emprestado pela Patativa, Leanderson Polegar foi outro a lamentar. “Fomos valentes até o final, mas não conseguimos o tão sonhado acesso. Estou muito triste porque o Porto não merecia permanecer na Série A2. É um time tradicional de PE, realiza um excelente trabalho de base e não pode ficar de fora da elite do futebol local.”

FINAL

O Decisão agora irá encarar na finalíssima o Retrô que, mesmo com a derrota para o Vera Cruz por 1 a 0, também na quarta, mas na Arena de Pernambuco, conseguiu a classificação para Série A1 2020. O jogo valendo taça ocorrerá neste sábado (09), às 19h, na Arena.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *