Porto de Suape estabelece investimentos de R$ 37 bilhões que vão gerar mais de 10 mil empregos

Após quase dois anos na presidência do Complexo Industrial Portuário de Suape, o empresário e engenheiro agrônomo Roberto Gusmão anuncia que vai seguir para a iniciativa privada. Oficialmente, Gusmão fica no cargo até 5 de novembro, quando passará a presidência para o atual diretor de gestão portuária de Suape, Francisco Martins.

Roberto Gusmão encerra seu ciclo em Suape depois de dar encaminhamento a grandes investimentos e ‘tirar do papel’ projetos que garantem desenvolvimento econômico e social para Pernambuco, com geração de emprego e renda.

Nos últimos cinco anos, foram estabelecidos investimentos da ordem de R$ 37 bilhões, que vão gerar 10 mil novos empregos. Suape já abriga mais de 40 mil empregos na suas operações atuais. “A nível de concentrador de carga, isso coloca Suape como o principal porto do Nordeste. Suape era um porto importante que não conseguia se apresentar tão bem. Hoje ele é conhecido pelos seus projetos e inovação tecnológica”, ressaltou Roberto Gusmão.

A movimentação de carga prevista em 2022 do ancoradouro é de 24,3 milhões de toneladas, o que representa 10% a mais em relação ao ano passado (22,1 milhões de toneladas). Suape está investindo em projetos de negócios econômicos, sustentabilidade, sociais e de melhoria na gestão.

Entre os que estão sendo destravados, estão a retomada da autonomia de Suape, a indústria de medicamentos Blau Farmacêutica, a ferrovia Sertaneja, o novo terminal de gás natural e a planta de hidrogênio verde, como revela Gusmão, em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco.

Ferrovia Sertaneja
Uma das grandes construções será a da ferrovia Sertaneja para escoar a produção de minério de ferro. O grupo Bemisa Brasil foi autorizado pelo Governo Federal a implantar e explorar a ferrovia, nos 717 quilômetros entre Curral Novo (PI) e a Ilha de Cocaia, no porto pernambucano. É na Ilha de Cocaia onde será instalado o Terminal de Granéis Sólidos Minerais no Porto de Suape (TGSMS). Para a construção do terminal, será investido R$ 1,5 bilhão, com a estimativa de movimentar anualmente 13,5 milhões de toneladas de minério de ferro.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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