O Porto Digital lança, em parceria com instituições de referência no ensino superior, cursos de formação e capacitação na área de desenvolvimento de software e negócios. As matrizes curriculares foram construídas com a participação do conjunto de empresários (as) do parque para atender à demanda atual por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo tecnológico. Os cursos serão ofertados pelo Centro Universitário Tiradentes, Fundação Dom Cabral e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Com início das atividades já no segundo semestre de 2019, as aulas terão foco em desenvolver competências e habilidades requisitadas pelo mercado e garantir o nível de empregabilidade com constante contato entre os estudantes e as empresas do Porto Digital. “Entre os diferenciais desses cursos co-branding é a Residência. A ideia, emprestada dos cursos de medicina, é que esses profissionais em formação já se integrem às empresas do parque por meio de imersão. Com isso, as próprias companhias ajudam a moldar o currículo não só acadêmico, mas de experiência profissional com programação desde o início”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
A criação dos cursos co-branding surgiu de uma necessidade do parque: atualmente, as empresas embarcadas no Porto Digital contam com cerca de 900 vagas em aberto. Além dessa capacidade ociosa, o parque tecnológico tem previsão de dobrar de tamanho em número de profissionais e de empresas nos próximos cinco anos – ou seja, sair dos 9 mil colaboradores para cerca de 20 mil e de 328 empresas para 600 até 2024. “Por conta dessa previsão de crescimento, precisamos acelerar a formação de capital humano. Então sentamos com empresas do parque para montar o conteúdo desses cursos para que atendam às necessidades do mercado. A ideia é promover cursos que tenham como centralidade o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas a problemas reais, bem como competências socioemocionais que facilitam o trânsito e permanência dos (as) formandos (as) no ecossistema”, comenta a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença.