Porto Digital lança campanha para ajudar pessoas trans e travestis durante a pandemia

Junho é celebrado em todo mundo como o Mês do Orgulho LGBTI+. O Porto Digital, através do seu programa de diversidade Porto+, lança a campanha Mês UrgenT – série de eventos online que seguem até 30 de junho para dar visibilidade às pautas da comunidade e para arrecadar doações para o coletivo AmoTrans Pernambuco, associação formada pela população trans e travesti de Pernambuco e que apoia mais de 200 pessoas durante o período da pandemia do COVID-19.

As doações são feitas exclusivamente através do Sympla e serão revertidas no fim da campanha.

Em todo o mundo, a população LGBTQI+, principalmente a parcela trans, é uma das mais afetadas pela pandemia do COVID-19, desde taxas de desemprego à violência doméstica. Medidas são tomadas pelos governos e iniciativas sociais para reparar os danos causados pelo distanciamento social e aumentar a proteção a pessoas em situação de maior vulnerabilidade. No país, 90% da população trans e travesti trabalha no mercado informal, de acordo com ANTRA, e está impossibilitada de exercer suas funções.

Lives

Junto ao Festival Coquetel Molotov e a instituições do ecossistema de inovação, a campanha tem o seu momento de culminância nesta quinta-feira (25) com mesas de debate e atividades com pessoas trans ao vivo no YouTube do Porto Digital, a partir das 16h.

Ana Flor Fernandes, acadêmica no curso de pedagogia pela UFPE e influenciadora digital (@tdetravesti), é uma das vozes que dá vida à campanha e às lives do dia 25, junto a Willow Ximenes (@willowxmns). Ana se junta a Magô Tonhon no debate “Existe uma produção de realidade transfóbica?” que acontece às 19h30. Magô Tonhon (@mulhertrans) é arquiteta e educadora de beleza. Maquiadora, tem experiência em beleza de publicidade, cinema e moda. Mestra em Filosofia pela USP, trabalha como consultora em diversidade desde 2016 atuando em treinamento de equipe em diversas empresas. Já participou de mais de 80 eventos dentre debates, palestras e rodas de conversa. Com Rapha da Cruz, forma a dupla LGBeauté.

A programação também traz um debate sobre expressão corporal com artistas nacionais como Alice Guel e Aretha Sadick e a pernambucana que se destaca na cena paulistana, Ana Giselle.

Confira a programação completa:

16h – Abertura com Marcela Valença (Porto Digital) e Chopelly Santos (AmoTrans)

16h30 – “Conquistas e desafios da comunidade T ocupando espaços” com Jarda Araújo e Letícia Carolina

17h30 – “Corpo é expressão” com Ana Giselle, Aretha Sadick e Alice Guel

19h30 – “Existe uma produção de realidade transfóbica?” com Ana Flor

20h10 – Performance de Bia Manicongo

Apresentação de Willow Ximenes e Ana Flor Fernandes

Porto+

O Porto+ é uma iniciativa do Porto Digital que tem como objetivo promover a inserção e o protagonismo de pessoas LGBTI+ dentro do ecossistema de inovação de Pernambuco e no mercado de trabalho.

O programa se estrutura em três frentes de trabalho: qualificação, que visa capacitar profissionalmente a comunidade LGBTI+ e estimular o empreendedorismo; sensibilização, que tem como objetivo sensibilizar o ecossistema de inovação/mercado de trabalho para o debate da causa; e conexão, que desenvolve atividades para integrar diferentes perfis de pessoas dentro da comunidade.

Serviço

Mês UrgenT Live

25 de junho

Ao vivo no YouTube do Porto Digital (https://www.youtube.com/portodigitalrec)

A partir das 16h

Contato: portomais@portodigital.org

Outras informações: https://www.instagram.com/portodigital/

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *