O Prefeito de Riacho das Almas, Mário Mota, em parceria com o presidente da Amupe José Patriota e as prefeitas de Surubim, Ana Célia, e de São Bento do Una, Débora Almeida, estão integrando o grupo de trabalho que está auxiliando o Governo de Pernambuco e a Secretaria de Defesa Social do Estado no enfrentamento à crise no abastecimento de combustíveis gerada pela paralisação dos caminhoneiros de todo o país. Desde ontem, eles estão reunidos no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) no Recife para auxiliar nas informações sobre a atual situação dos municípios em relação ao abastecimento de combustíveis.
De acordo com a Amupe, 115 municípios pernambucanos decretaram Estado de Emergência em decorrência da situação. A Amupe informou que apesar de a Polícia Militar ter conseguido normalizar a saída dos combustíveis de Suape na madrugada desta quarta-feira (30), muitos pontos de bloqueio feitos por civis que não são caminhoneiros estão dificultando a chegada dos combustíveis no interior de Pernambuco. “A colaboração deste comitê é dar informações para melhorar a logística na chegada deste combustível no interior do Estado, para que este abastecimento seja normalizado o mais rápido possível”, explicou o prefeito Mota.
De acordo com o Comitê, desde a madrugada de hoje mais de 600 caminhões com combustíveis saíram de Suape com destino ao interior de Pernambuco, a maior parte em comboio e sem necessidade de escolta policial.