Caruaru voltou a conquistar o primeiro lugar no ranking estadual de ações de enfrentamento ao trabalho infantil. Desde 2021, o município lidera o levantamento divulgado no Relatório Anual do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI), organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
“É com muita alegria que recebemos, mais uma vez, esse título. Pernambuco foi o estado que mais realizou essas ações e Caruaru lidera o ranking estadual, o que é resultado de todo o nosso empenho em conscientizar, identificar e combater o trabalho infantil, um problema histórico do nosso país. Em 2022, foram mais de 400 ações e, em 2023, dobramos a quantidade, atingindo a marca de 831. Garantir uma vida e um futuro melhor para as crianças é, sem dúvidas, uma das nossas prioridades e saber que estamos no caminho certo nos dá ainda mais força para seguir lutando por isso”, afirmou o prefeito.
Para garantir esse desempenho, a Prefeitura de Caruaru conta com a parceria do Governo do Estado e da iniciativa nacional AEPETI (Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil). Entre as ações realizadas, estão as denúncias de irregularidades junto ao Conselho Tutelar e a Guarda Municipal, a instalação do Espaço de Proteção durante o São João, as visitas domiciliares às famílias abordadas e as atividades de conscientização em diversos pontos da cidade.