A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Coordenação de Políticas para a Diversidade, celebra o dia Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia, neste 17 de maio.
A data foi escolhida em alusão ao dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS), retirou oficialmente a homossexualidade de sua lista internacional de transtornos mentais, no ano de 1990, o que possibilitou um grande avanço na luta pelos direitos civis dessa população.
No entanto, não considerar mais a homossexualidade como uma doença foi apenas um passo inicial para garantir mais igualdade e dignidade para todos aqueles que se identificam com a comunidade LGBTQIA+.
Desde 2017 a prefeitura vem realizando ações alusiva e atividades que garantem a efetivação do direito do público LGBTQIA+.
A coordenação promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTQIA+, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero. Trabalhando a cultura do respeito, desenvolvendo projetos de capacitação e formação a partir da temática “Direitos Humanos e Diversidade Sexual”, envolvendo servidores públicos do município de Caruaru e parceria com instituições privadas.
“A luta pelo direito e garantia do respeito à essa população vai além dessa data. Estamos garantindo o acesso a retificação de nome e gênero através de mutirões e atendimentos individuais, realizando acompanhamento através da equipe multidisciplinar. Garantimos também o acesso à formação e qualificação profissional para o público, para serem inseridos no mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora da Diversidade, Stephane Fechine.