Começou na terça-feira (04) o 1° Seminário Municipal de Garantia de Direitos das Mulheres. O evento promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), está sendo realizando no SENAC Caruaru até sexta-feira (07), das 08h às 17h, e tem o intuito de promover uma formação sociopolítica para as mulheres de movimentos sociais, comunidades rurais e urbanas, núcleos de estudos de gênero, assim como estudantes de áreas afins. A ação tem o objetivo de discutir a garantia de direitos humanos das mulheres e está ancorada da campanha virtual “30 Dias Conhecendo os Direitos das Mulheres”, que está no ar pelo perfil oficial da Prefeitura de Caruaru no Instagram de dez de novembro à dez de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A mesa de Discussão deste primeiro dia foi sobre a garantia de direitos das mulheres envolvendo diversos grupos sociais. Na abertura estiveram presentes a secretária da SPM, Juliana Gouveia, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Perpétua Dantas, a coordenadora regional do Agreste da Secretaria Estadual da Mulher, Betânia Ribeiro, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Maria Alves, a diretora da mulher de Toritama, Heloísa Ferreira e a presidente da Comissão da Mulher da OAB Caruaru, Geane Trindade. Representando as instituições de nível superior de Caruaru compareceram Allene Lage (UFPE), Marcela Proença (ASCES-UNITA), Asiane Belo (UNINASSAU), Michelle Guerreiro (FAFICA), Natália Freitas (UNIFAVIP – WIDEN) e Fábia Roseane Souza (UNIT).
A primeira mesa redonda foi realizada ainda na parte da manhã e trouxe o tema “Sem o Direto das Mulheres Não Há Direitos Humanos”, defendido pela palestrante Drª Allene Lage (UFPE/CAA). Na parte da tarde, a segunda mesa de discussão do dia envolveu representantes de diversos grupos sociais para tratar o tema: “Política Públicas, Instituições e Garantia de Direito das Mulheres”. Estiveram presentes Silvinha Xukuru (Indígenas), Choppely Glaudyston (LBT), Lucimery Passos (mulheres negras), Edvalda Leite Miranda (mulheres idosas) e Lucy Alves (mulheres com necessidades especiais). Nesta quarta-feira (05), estará em pauta a saúde da mulher e importância do autocuidado, com o oferecimento de um minicurso sobre o assunto. Na quinta-feira (06) será a vez de discutir sobre violência contra a mulher e na sexta-feira (07), sobre a garantia dos direitos das mulheres.
O seminário conta com a presença especialistas, mestres, doutores e pós-doutores para discutir os direitos das mulheres, gênero, mercado de trabalho e garantia de direitos humanos. “Nosso intuito é enriquecer nossas pautas, aprendermos, construirmos conhecimentos de forma coletiva, e assim podermos desenhar políticas públicas que contribuam efetivamente para a transformação da vida das nossas mulheres”, destacou a secretária da SPM, Juliana Gouveia, que também frisou que a semana será cheia de discussões voltadas para a valorização da garantida dos direitos das mulheres. “Nós discutimos os direitos das mulheres porque eles são violados no mercado de trabalho, na violência obstétrica, na violência contra a mulher, então são essas as reflexões que a gente precisa trazer e contribuir para que as mulheres se empoderem dos direitos que são delas”, complementou.