Prefeitura de Caruaru e Editora Paulus promovem formação do SCFV

Na quarta-feira (24), a Prefeitura de Caruaru, em conjunto com representantes dos municípios de Agrestina, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una e Toritama, promoveu uma formação baseada no Programa Direito e Cidadania desenvolvido pela Pia Sociedade de São Paulo, através da Editora Paulus. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH) possibilitou o encontro, que aconteceu durante todo o dia e continua nesta quinta-feira (25), no auditório do Empresarial Maria do Carmo Maciel Santos, na Avenida Osvaldo Cruz, nº 28, Maurício de Nassau, em Caruaru.

A formação está sendo voltada para educadores e orientadores sociais atuantes no SUAS, equipes técnicas e gestores de entidades socioassistenciais. O tema do encontro “Novas práticas para o cotidiano dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” está sendo trabalhado, entre os objetivos, contribuir para o fortalecimento da articulação dos serviços de convivência da região do Agreste de Pernambuco e fomentar experiências específicas para utilização do material pedagógico de apoio na execução do Programa Direito e Cidadania.

“A partir desse programa a Editora Paulus vem dando formação aos integrantes do SCFV para que possam desenvolver as ações a partir dos perfis de educador social, da metodologia, da prática de participação. Estaremos nesses dois dias discutindo esse material e vendo quais as estratégias utilizar para tornar o serviço de convivência realmente ao que se propõe, que é o fortalecimento de vínculos”. Destacou o facilitador da ação e educador social de Camaragibe, João Natan da Silva.

O Programa Direito e Cidadania promove a qualificação e o aprimoramento dos serviços tipificados pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, defendendo ações sociocriativas como amplificadoras das oportunidades de convivência social, bem como, geradoras de condições para o protagonismo das crianças e adolescentes participantes do SCFV.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *