A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, homenageia o Mestre Manuel Eudócio que, se vivo estivesse, estaria completando hoje, dia 28 de janeiro, 90 anos de idade. O ceramista foi um dos responsáveis por fazer o Alto do Moura, lugar onde nasceu, ser reconhecido como um dos maiores redutos de artes figurativas das Américas. Devido a sua grande contribuição na cultura, sua vida e obra são temas do livro ‘Mestre Manuel Eudócio Rodrigues’.
As peças de Manuel Eudócio relatam os folguedos, as manifestações culturais e o cotidiano do povo, tendo como a mais famosa ‘O Reisado’. Outra obra que ficou bastante conhecida é a ‘Família de Retirantes’, entregue ao Papa Emérito Bento XVI, pelo ex-presidente Lula. O artesão faleceu no dia 13 de fevereiro de 2016, no Hospital Mestre Vitalino, com falência múltipla dos órgãos.
As obras do artesão podem ser apreciadas no Memorial Mestre Galdino, localizado no Alto do Moura, onde funcionava o seu ateliê. Porém, o seu trabalho é reconhecido nacionalmente, especialmente no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia, e no exterior, onde conquistou clientes alemães, franceses, portugueses e norte-americanos.
Manuel Eudócio foi um dos contemplados como Patrimônio Vivo de Pernambuco, através da Lei estadual nº 12.196 de 2 de maio de 2002. Em agosto de 2005, o artista foi homenageado com a exposição individual ‘Manuel Eudócio: Patrimônio Vivo’, realizada na Sala do Artista Popular do Museu do Folclore do Rio de Janeiro.