Prefeitura de Caruaru implanta sétimo Conselho de Segurança Cidadã na cidade

CONSEC  (1)

O Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona rural de Caruaru (Consec) foi implantado no bairro São João da Escócia na última quinta-feira (19). “Nos comprometemos em estar junto da população, trabalhando a prevenção da violência e a repressão qualificada do crime. Hoje, estamos criando o sétimo conselho de segurança cidadã. Estiveram presentes pessoas da igreja, professores da Escola Municipal Josélia Florêncio, e a gente quer aproximar a comunidade do poder público, dos órgãos que tratam da prevenção e da criminalidade, o que permite que a gente faça uma gestão conjunta”, enfatizou a prefeita Raquel Lyra.

Participaram da implantação do Consec, junto à prefeita, diversos representantes de secretarias municipais, das polícias e a sociedade civil. Foram eleitos os seis membros que vão trabalhar com a comunidade, trazendo as demandas para a Secretaria de Ordem Pública (Secop). Através de ofícios, a Secop solicita as respostas de cada órgão responsável em até, no máximo, 30 dias, com a dinâmica da volta das reuniões ordinárias mensais do conselho. “É muito importante o engajamento da comunidade buscando resolver os problemas de segurança pública, junto com as polícias e o município, cada um fazendo o seu papel, principalmente porque a população é o filtro das demandas do local”, destacou o Capitão João Henrique, representante do 4º BPM.

Com o objetivo de incentivar a participação popular dentro do próprio espaço de convivência da comunidade, o Consec visa desenvolver a responsabilidade cidadã em locais de maior vulnerabilidade, bem como criar um espaço de diálogo e discussão entre o executivo municipal, órgãos convidados e conselheiros cidadãos, possibilitando a exposição de demandas referentes às questões relativas à ordem pública e à segurança cidadã. Durante este ano, serão implantados mais seis conselhos, totalizando 13 Consecs instalados em Caruaru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *