O fim da tarde de ontem (19), foi marcado por muita emoção. É que a comunidade passou a contar a partir de hoje com uma nova estrutura voltada para a promoção de saúde e prevenção de doenças. Um espaço novinho em folha, aconchegante e funcional. A Unidade de Saúde da Família – USF Vila Kennedy I atenderá quase seis mil usuários do bairro e de comunidades vizinhas.
A unidade recebeu o nome de uma importante profissional da saúde, que dedicou parte de sua vida para ajudar as pessoas. Trata-se da Irmã Ruth, enfermeira que doou 53 anos de sua vida à saúde das pessoas de Caruaru e de cidades vizinhas. Ela foi enfermeira do Hospital São Sebastião por anos.
O prefeito José Queiroz, a secretária de Saúde, Aparecida Souza, a homenageada, irmã Ruth, além de secretários de governo e moradores do bairro, participaram da solenidade de entrega. Uma moderna estrutura que tem o objetivo de descentralizar e garantir a chegada de serviços básicos, como consultas de pré-natal, puericultura, coleta de exames, vacinação, consultas direcionadas a portadores de doenças crônicas, acompanhamento mensal de crianças menores de cinco anos e gestantes pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, além de ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF está à disposição da população.
A Unidade possui pouco mais de 317 m², estruturados da seguinte forma: recepção; sala de curativo; sala de coleta; farmácia; banheiro feminino e masculino; banheiro público feminino e masculino; expurgo e DNL; sala de reunião; almoxarifado; copa/cozinha; sala de vacinação; sala de procedimento; sala de nebulização; três consultórios, sendo um com banheiro; consultório odontológico; e escovódromo. A obra custou R$ 336.616,06, advindos do tesouro municipal e do Governo Federal.
Ao todo, são 16 profissionais, entre agentes comunitários, enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos, além de educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas. A unidade está localizada na rua Eugênio Cordeiro de Souza, Vila Kennedy, e deverá beneficiar cerca de seis mil usuários do Sistema Único de Saúde.
A secretária de Saúde, Aparecida Souza, comentou sobre a importância de investir na saúde básica. “Enfim, hoje, o resultado deste investimento é que até 2011 só 22% da população de Caruaru era atendida pelas Equipes de Saúde da Família e, atualmente, já são 70% da população, ou seja, cerca de 250 mil pessoas. 85% dos problemas da população desta comunidade serão resolvidos aqui e hoje podemos dizer que fazemos parte de uma revolução promovida na saúde de Caruaru”.
Anteriormente, a Unidade funcionava em uma estrutura menor, alugada, que não oferecia o conforto necessário aos usuários. A costureira e usuária do Sistema único de Saúde – SUS, Maria das Dores, de 26 anos, tem dois filhos e mora na Vila Kennedy há quatro anos. Para ela, poder levar os dois filhos em uma unidade com bons profissionais e estrutura adequada é motivo de satisfação. “Eu tive a oportunidade de acompanhar esse período de transição, de mudança. Fui acompanhada na unidade em dois outros endereços, antes de, finalmente, mudar pra cá. Hoje tenho a certeza de que eu e meus filhos Asafe e Thallyta teremos um ótimo acompanhamento”, comentou.
O prefeito José Queiroz mais uma vez sobre o seu compromisso com a saúde de Caruaru e adiantou que a comunidade da Vila Kennedy ganhará outro presente: um parque ambiental. “Administrar uma cidade como Caruaru não é brincadeira. Não é qualquer um que está preparado e pronto para dar resposta às demandas de um município com 350 mil habitantes. Demos um salto de qualidade na prestação dos serviços de saúde e até o dia 30 deste mês vamos entregar outras unidades. São 66 unidades com equipes completas.”
Diante dos três netos, Queiroz aproveitou a oportunidade para lembrar alguns dos trabalhos executados no bairro e de seu compromisso com a cidade. “Aqui nesse bairro fizemos tudo. Calçamos, melhoramos a escola, iluminamos ruas, fizemos asfalto e coroando quase oito anos de trabalho, fizemos esta unidade”.
Ainda esta semana serão inauguradas a USF do Santa Rosa e as UPAS das Rendeiras e Boa Vista I e II.