Prefeitura de Caruaru inaugurou Unidade Básica de Saúde Rendeiras I e II

IMG_9478

O prefeito José Queiroz, a secretária de Saúde, Aparecida Souza, e a secretária executiva, Wedneide Almeida, entregaram nesta sexta, 21, a Unidade Básica de Saúde – UBS Rendeiras I e II à população daquela comunidade. A reforma e ampliação custou R$ 254.222,89 e beneficiará 9.400 pessoas.

Ao todo, 32 profissionais compõem o quadro da UBS. São duas equipes da saúde da família, compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Além disso, a unidade conta com uma equipe composta por sete profissionais do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

O espaço tem 114,70 m² e já estão disponíveis consulta médica e enfermagem, vacinação, prevenção de câncer de mama e de útero, puericultura, além de ações de educação e promoção de saúde, nebulização e acompanhamento pré-natal. O financiamento da unidade é do Sistema Único de Saúde com contrapartida da Prefeitura.

A unidade conta com recepção; sala de curativo; sala de coleta; farmácia; sala de vacinação; sala de procedimento; sala de nebulização; dois consultórios médicos; dois consultórios odontológicos; banheiro feminino e masculino; banheiro público feminino e masculino; copa/cozinha; e recepção. A UBS recebeu o nome de Antônio Isnar Amorim, o Dr. Amorim, que também foi homenageado na UPA Boa Vista recentemente.

A secretária de Saúde, Aparecida Souza, comentou sobre a importância do equipamento para a comunidade. “Aqui antes só tratávamos os doentes, mas transformamos essa unidade em UBS e, além de tratar os doentes, conseguimos promover saúde. Hoje o bairro das Rendeiras tem 100% de cobertura. O intuito dessa unidade é justamente fazer com que as pessoas tenham saúde, sejam cuidadas e vivam mais”.

O prefeito José Queiroz aproveitou a oportunidade para lembrar dos avanços conquistados pelos moradores das Rendeiras na sua gestão. “Não vamos parar de trabalhar enquanto não chegar o dia 31 de dezembro. Somos incansáveis e vamos entregar uma cidade melhor para se viver ao próximo gestor. De janeiro pra cá, foram 30 unidades de saúde na cidade e zona rural. Fizemos UPA, parque, Unidade de Saúde e vamos entregar até o fim do ano a praça do bairro das Rendeiras toda reformada. Esse bairro é privilegiado e é o exemplo do quanto trabalhamos por Caruaru. Essas ações transformadoras fazem com que nossa cidade continue sendo uma das 100 melhores para se viver”.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *