Prefeitura de Caruaru inicia pesquisa do Inventário da Oferta Turística pelos meios de hospedagem

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), deu início à pesquisa para atualização do Inventário da Oferta Turística (IOT), instrumento de fundamental importância para a gestão do setor do turismo em Caruaru. O IOT levanta informações que são agrupadas em quatro capítulos: a ficha do município, os atrativos turísticos, os equipamentos e serviços turísticos, além da infraestrutura de apoio ao segmento. A metodologia envolve técnicas de pesquisa documental e de levantamento de campo.

A primeira etapa concluída correspondeu ao estudo feito junto aos 42 meios de hospedagem locais identificados. Pela primeira vez, a pesquisa coletou dados relacionados com a presença digital e com as certificações desses meios de hospedagem caruaruenses, sendo eles, hotéis, chalés, pousadas, albergues, dormitórios e campings. Outra inovação do estudo foi o de levantar os espaços disponíveis para a realização de eventos corporativos, bem como as respectivas lotações.

O levantamento também abrangeu, pela primeira vez, os meios de hospedagem existentes no entorno do Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho, popularmente conhecido como Serra dos Cavalos. Durante a pesquisa, foram visitados três empreendimentos voltados para acampamentos turísticos, outro para chalés, além da Ecovila Vraja Dhama, comunidade rural hare krishna existente desde 1985, que oferece área para acampamento, chalés, restaurante vegano, oficinas de mandala e de yoga.

De acordo com o secretário da Sedetec e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Caruaru (Comturc), André Teixeira Filho, os dados preliminares do inventário já apontam alguns caminhos. “Vamos sensibilizar e orientar os empreendedores dos meios de hospedagem sobre a importância de manter o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo (Cadastur) atualizado e de obter o selo Turismo Responsável, principalmente para a retomada do fluxo turístico pós-pandemia”, disse.

Seguem abaixo, os principais achados da pesquisa na categoria meios de hospedagem.

RESUMO
● 42 meios de hospedagem;
● 3.110 leitos;
● 1.348 unidades habitacionais;
● 327 empregos diretos.

EVENTOS CORPORATIVOS
● 19 auditórios;
● 10 salas de reunião;
● 06 restaurantes;
● 2.150 cadeiras.

PRESENÇA DIGITAL
● 100% estão no Google (42);
● 83% estão no Facebook (35);
● 76% estão no TripAdvisor (32);
● 71% estão no Instagram (30);
● 52% estão no Booking (22).

CERTIFICAÇÃO
● 21% tem o registro Cadastur/MTur (9);
● 10% tem o selo Turismo Responsável/MTur (4).

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec/PMC/2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *