A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, dá início, nesta terça-feira (20), ao plantio de mudas em uma nova área de preservação ambiental. Na ocasião, um trecho de 2.6 hectares receberá, aproximadamente, 2.300 árvores nas próximas semanas e se tornará o primeiro setor de mata nativa preservada produzida, integralmente, pelo Poder Executivo Municipal em convênio com o Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal.
No primeiro dia de atividades, a área, situada no Bairro Maria Auxiliadora, recebeu mais de 100 mudas de vegetação local. O trecho foi escolhido por englobar uma das afluentes do Rio Ipojuca. Os trabalhos contarão com auxílio dos moradores locais, que irão contribuir no plantio.
Para Ytalo Farias, secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, a medida é um grande passo para a questão ambiental no município. “Esse projeto passou por diversas etapas de pesquisa e estudos e, por fim, nos vemos aptos a resgatar parte da mata nativa da cidade e torná-la um marco histórico na geografia do município”, disse Ytalo. “Com isso, vamos também reduzir a vulnerabilidade de mudanças climáticas nas áreas urbanas de Caruaru”, completou Ramon Abelenda, secretário executivo de Sustentabilidade.