Prefeitura de Caruaru promove requalificação da Lavanderia do Centenário

A Prefeitura de Caruaru, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente, realizaram, nesta quinta-feira (07), a reabertura da Lavanderia Pública do Centenário Joana Mota Florêncio Lira. A intervenção realizada pela Secretaria de Urbanismo e Obras foi entregue à população em solenidade que reuniu a prefeita Raquel Lyra e o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, o ex-governador João Lyra Neto, as secretárias Perpétua Dantas (SDSDH), Juliana Gouveia (SPM) e Rodrigo Miranda (Seurb). Estiveram presentes também os vereadores Rozael do Divinópolis, Bruno Lambreta, e o presidente da Câmara, Lula Torres. A solenidade contou com discurso das autoridades presentes, bem como apresentação cultural com a Banda feminina “As Fulô” e banda de pífanos.

O prédio passou a contar com as acomodações necessárias para desempenhar a função sem danos, principalmente a saúde, de forma pensada no melhor aproveitamento e utilização do espaço. A estrutura foi toda reformada e conta com lavadores novos, meias paredes com cerâmica, área coberta para secar as roupas, almoxarifado, bancadas de mármore para passar roupa, cerca elétrica, entre outros. “Hoje estamos entregando um equipamento importante para as mulheres que retiram daqui seu sustento, de forma a garantir, que num momento de crise, elas tenham um lugar decente para trabalhar e obter renda para sua família. Hoje é um dia especial para mim. Estou muito feliz de poder trabalhar por Caruaru, especialmente pelo Bairro Centenário”, destacou Raquel Lyra.

O local foi inaugurado em maio de 1991, na gestão do prefeito João Lyra Neto. A reforma foi iniciada em janeiro de 2018, e à medida em que os trabalhos foram sendo executados, se constatou a necessidade de uma obra de reestruturação maior. “Tivemos a verdadeira dimensão de que muito mais precisaria ser feito e que teria que ser uma obra maior, pois o local já estava colocando em risco a vida das mulheres, com infiltrações, estrutura da caixa d’água condenada e passagem de corrente elétrica nas paredes”, explicou a secretária da SPM, Juliana Gouveia.

A lavanderia é um instrumento de trabalho para as 14 mulheres cadastradas na SPM que exercem tal fim para sustento da família. Durante a reforma, elas passaram por uma formação de cooperativismo e associativismo com a equipe do SESCOOP Recife. A SPM está responsável pela formação das lavadeiras, principalmente sociopolítica, além do incentivo a formação do grupo para uma associação oficialmente legalizada das lavadeiras do centenário.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *