A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura (FCC), irá realizar a Exposição Orgulho Negro a partir desta quinta-feira (9). A abertura do evento será às 19h, no hall da FCC, e vai contar com mesa-redonda, apresentação artística e Noite do Acarajé, e será aberta ao público.
Os interessados em conferir a exposição, de forma gratuita, poderá fazê-lo até o dia 5 de dezembro. Além disso, haverá programação em alusão ao mês da Consciência Negra durante todas as quintas-feiras de novembro, sempre a partir das 19h, na Fundação de Cultura, com ações culturais do Movimento Cultural Afro-Brasileiro.
No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, haverá a entrega do Título de Notório Saber da Cultura Afro para pessoas da sociedade civil que tem algum trabalho artístico e cultural reconhecido na cultura afro-brasileira. Este título foi uma iniciativa do Babalorixá Colibri Brasil.
Neste ano, a vernissage irá contar com a participação dos seguintes artistas plásticos: Zenilda Bezerra, Hector Luiz, Ranieri, Carla Barros, Yasmina, Ratinho e Dani Guerreiro. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, esta exposição busca “o empoderamento da cultura afro-brasileira, sua religiosidade, musicalidade, crenças e costumes”.
A mesa-redonda vai contar com a participação do professor Ivanildo Felisberto, do campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de Petrucio Cruz e de Chris Mendes, que irão falar sobre a afro-musicalização e o projeto “Afrobetizando”.
Por fim, o evento terá a apresentação artística dos alunos do grupo Baque de Rune e a Noite do Acarajé, com Jackeline Cruz, na qual os presentes poderão saber mais informações desta especialidade da culinária africana e afro-brasileira.
A exposição no mês da Consciência Negra acontece em Caruaru desde 2017 com produção e curadoria de Dani Guerreiro. A Fundação de Cultura está localizada na Fundação de Cultura de Caruaru está localizada na rua Frei Caneca, número 352, bairro Maurício de Nassau (antiga Coletoria).
Programação completa do Movimento Cultural Afro-Brasileiro:
Dia 09 de novembro (quinta-feira) – Noite do Acarajé, com Jackeline Cruz;
Dia 16 de novembro (quinta-feira) – Desfile de Moda do projeto Moda Afro com Jackeline Cruz. Noite da Capoeira, com o Grupo de Capoeira Raça Nobre;
Dia 20 de novembro (segunda-feira) – Dia da Consciência Negra e entrega do titulo de Notório Saber da Cultura Afro, emitido pela Fundação de Cultura de Caruaru;
Dia 23 de novembro (quinta-feira) – Noite da Capoeira, com o Grupo de Capoeira Raça Nobre;
Dia 30 de novembro (quinta-feira) – Noite da Cultura Afro de Caruaru, com um grande encontro de todos os seguidores, adeptos e simpatizantes da cultura afro de Caruaru.