A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Secop), ao lado de representantes dos poderes públicos Federal e Estadual e demais entidades, realizou, nesta terça-feira (15), a primeira reunião da Câmara Intersetorial de Prevenção, com foco no planejamento e balanço das ações de combate à violência na Capital do Agreste.
O encontro aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru, e iniciou com a exibição do Mapa da Violência, levantamento mensal que é realizado pela Secop, detalhando as atuações de prevenção, Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).
“A segurança é um tema que precisamos debater diariamente. Os resultados positivos dos últimos anos são decorrentes da união das secretarias com as forças de segurança. Nesta terça-feira (15), chegamos à marca de 33 dias sem homicídios. Isso mostra que o trabalho vem sendo bem feito, trazendo mais segurança aos caruaruenses”, pontuou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.
Os membros da reunião assistiram também à apresentação do Observatório de Prevenção à Violência (OPV), programa desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Comunitas, organização da sociedade civil. “Com os dados que são recolhidos, podemos aprofundar o diagnóstico criminal, fortalecendo o processo de prevenção à violência, por meio das políticas sociais e priorizando os territórios”, afirmou o secretário da Seplag, Swami Lima.
A Câmara Intersetorial de Prevenção tem como objetivo a antecipação de causas que tornam a sociedade vulnerável, oportunizando a sensação de segurança, fortalecendo o convívio social e evitando a prática da violência e da criminalidade. Os encontros acontecem a cada 15 dias.