Prefeitura de Caruaru realizou 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), em conjunto com o Conselho Municipal Unificado de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizou nessa segunda-feira (26), a 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Caruaru, na Secretaria de Educação e Esportes, no antigo prédio da Fafica.

O evento contou com a participação de mais de 170 inscritos. Pela manhã, iniciou com mesa de debate composta por representantes da sociedade civil, Associações, Câmara dos Vereadores, Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru, além de membros do poder executivo municipal, estadual e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“A cidade de Caruaru é a que mais compra os alimentos dos agricultores para as escolas, nossa parceria inclui os cursos para melhorar cada vez mais os produtos, garantindo alimentos de qualidade para o município e toda região. O diálogo é o ponto principal desse evento, é a zona rural cada vez mais forte”, comentou o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Com o tema: “Novas Ruralidades: diálogos necessários para efetivação do desenvolvimento socioambiental sustentável e da soberania alimentar”, o evento teve como objetivo o debate sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), buscando ampliar e fortalecer apontamentos previstos, bem como prospectar novas políticas públicas para o município, com os representantes civis e municipais.

“Foi com muita alegria que realizamos esse evento, foi de grande importância o dialogo com os moradores de cada distrito, a gestão se colocou a disposição para ouvir o homem e a mulher do campo para planejar e executar as metas discutidas”, detalhou o secretario da SDR, Manoel Junior.

No período da tarde, os participantes foram dividos para dialogar em salas temáticas com os temas: Infraestrutura Viária, Acesso à água, Produção rural e Fortalecimento da agricultura familiar e Desenvolvimento socioeconômico rural. Cuja perspectiva foi de fomentar políticas públicas, para que viabilizem e otimizem a execução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.