O “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, também entitulado de campanha do “Laço Branco”, será vivenciado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), no dia 06 de dezembro, às 14h30, no Auditório Antonieta de Barros, localizado na sede da SPM. A data integra os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/laçobranco2022
Entre os convidados estão integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Caruaru, além do presidente da Subseção OAB Caruaru, Fernando Santos Júnior; do prof. msc. Sergivano Santos, mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e doutorando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); do coordenador da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, tenente do 4º Batalhão, Wallisgton Glaubiére da Silva Belo; entre outros nomes importantes, que tratarão do tema: “O papel dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres”.
“Dias de Ativismo”
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil. No Brasil, a iniciativa se dá a partir do dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Dessa forma, no Brasil, comemoram-se “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, reunindo o recorte de raça e gênero (ONU, 2018).
O período inclui, ainda, a Campanha do Laço Branco e o Movimento Eles por Elas, comemorado no dia 06 de dezembro, em alusão ao importante papel de homens e meninos no enfrentamento à violência contra as mulheres, a fim de promover a igualdade de gênero.