Prefeitura de Gravatá inicia limpeza do Rio Ipojuca‏

1 (2)

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, deu início a limpeza e desobstrução do Rio Ipojuca. A ação, que terá duração de dois meses, vai contemplar toda a margem que corta o município. O interventor do município, Mário Cavalcanti, esteve, nesta quinta-feira (31), vistoriando o local.

“A ação, que acontece em parceria com a Casa Militar, do Governo de Pernambuco, tem duas finalidades. A primeira é evitar que o Rio Ipojuca seja um lugar para a proliferação de insetos que transmitem Arboviroses, entre eles, o mosquito Aedes Aegypti. E a segunda é que, com a aproximação do período de chuvas, é necessário remover essas baronesas que represam a água e elevam o nível do Rio causando, assim, alagamentos em alguns pontos”, destacou Cavalcanti que, na ocasião, esteve acompanhado pelo engenheiro da Casa Militar, capitão Victalino Batista.

A secretária de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, Tercília Vila Nova, disse que a iniciativa era muito esperada pela população. “As baronesas – vegetação típica dos rios – passarão por um processo de compostagem servindo, posteriormente, de adubo para as plantas da sementeira municipal. “Esta é uma ação muito aguardada pela população. Por isso, nos empenhamos ao máximo para executar o trabalho garantindo, assim, segurança à população ribeirinha”, afirmou.

A conclusão da limpeza deve acontecer em até dois meses e, após o processo, toda a mata ciliar do Ipojuca será replantada.

A limpeza começou nas proximidades da Ponte Olívia Félix, no bairro do Prado, e conta com o trabalho de uma escavadeira hidráulica e de um caminhão caçamba. Para a execução do trabalho, uma equipe composta por 4 homens está envolvida diretamente na ação.

Para fazer o serviço, todos os funcionários envolvidos no processo de limpeza foram imunizados com vacinas contra a Febre Amarela e Tétano. Além disso, eles receberam todos os equipamentos de proteção individual e necessários para a execução do trabalho.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *