Prefeitura do Recife utiliza plataforma de business intelligence para atuar de forma mais organizada

A Qlik, empresa sueca que tem a Toccato como uma das principais distribuidoras de seus produtos no Brasil, tem especialidade em soluções de Business Intelligence. E contribuiu, de forma conjunta com a prefeitura do Recife, para o desenvolvimento de painéis altamente estratégicos para a tomada de decisões e definições de metas para o setor público.

A cidade de Recife é a quarta capital brasileira com hierarquia da gestão federal, após Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e possui a quarta concentração urbana mais populosa do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Neste contexto, a prefeitura da cidade passou por um cenário o qual todo planejamento e gestão do orçamento público anual, que gira em torno de R$ 5,3 bilhões/ano, era feito através de relatórios estáticos e planilhas eletrônicas. Através de tabelas dinâmicas, tentava-se realizar algum tipo de análise, que eram restritas apenas aos analistas e gestores que conheciam mais profundamente o Excel, por exemplo, além disso, essas análises não estavam disponíveis para o público e para os gestores.

Diante dessa situação, realizar qualquer avaliação se tornava um trabalho extremamente moroso e passível a erros. Por esse motivo, a Prefeitura de Recife contou com a Toccato para implantação da plataforma de análises, que visa transformar dados em informações relevantes para tomada de decisões, além da transparência com a população.

Após a adoção da plataforma, todos os gestores das secretarias municipais e da administração da cidade podem acessar os painéis de análises da Qlik. “O que mais impactou positivamente foi o poder de cruzar dimensões e medidas de temas de negócios diferentes de forma ilimitada, e isso nos deu um poder de análise incrível”, conta o Arthur Gueiros, Diretor Executivo de Orçamento do Munícipio de Recife em atuação nessa função desde 01/02/2017.

Arthur conta ainda que as reuniões estratégicas de monitoramento e metas, com a presença do Prefeito e Secretários Municipais, são realizadas tendo as aplicações Qlik abertas no telão central, ajudando o poder público.

A prefeitura de Recife está utilizando 100% da adoção do BI. Ao todo 27 secretarias municipais e 12 empresas públicas fazem o uso da plataforma de análises. Para a Toccato “esse é o projeto que tem o maior nível de integração entre temas de negócio que já fizemos em nossa operação Governo. O poder de análise proporcionado ao usuário final de negócios é inigualável e inédito”, complementa Gilberto Costa, Diretor Regional Nordeste da Toccato.

Sobre a Toccato

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Hoje é uma das mais importantes distribuidoras Qlik do mundo e a única Elite Master Reseller da empresa no Brasil. Com mais de 800 clientes e 70 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua ampla rede de canais, que contempla 90 parceiros. A organização está sediada em Florianópolis, com unidades próprias nas principais capitais do País.

Sobre a Qlik

A Qlik é líder em visual analytics. Seu portfólio de produtos atende às crescentes necessidades dos clientes a partir de relatórios e análises de dados self-service, bem como análises guiadas e personalizadas. Cerca de 40 mil clientes confiam nas soluções Qlik para dar significado às informações de diversas fontes e explorar as relações entre os dados que geram boas ideias. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a Qlik possui escritórios em todo o mundo e conta com mais de 1700 parceiros em mais de 100 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *