Prefeitura e Patronato Penitenciário promoveram cursos para reeducandos

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), e o Patronato Penitenciário promoveram, durante esta semana, cursos de qualificação profissional aos reeducandos. Foram eles: pedreiro (a), gesseiro (a), encanador (a) e eletricista. As aulas práticas terminaram no último dia 8 e ocorreram na Lavanderia Municipal, localizada no Bairro Centenário.

Os participantes trocaram as drogas e a ociosidade pela formação e se dizem felizes, como é o caso da jovem Andréia Ferreira, que recebeu apoio do Patronato, órgão responsável por fiscalizar e monitorar reeducandos em regime semi-aberto, aberto e em liberdade condicional. “Sou viciada em crack há 15 anos e já me envolvi em várias situações difíceis por causa do meu vício. Hoje, não vejo a hora de acordar, vir para o curso e mostrar que, nós mulheres, também sabemos e podemos fazer trabalhos que a vida toda achamos que apenas os homens poderiam realizar. Vou sair daqui uma pedreira de mão cheia e escrever uma nova página na minha vida”, garantiu.

Para a professora de Encanação, Mariana Siqueira, esse foi um momento único e de aprendizagem mútua. “Nunca me imaginei dando aulas para alunas do sistema egresso penitenciário, agora vejo que, além de ensinar, também aprendo muito com elas. São histórias de vida que, muitas vezes, traz sofrimento e dor, mas, com a capacitação profissional, elas podem buscar uma nova realidade”, avalizou.

“Nossas formandas são bem dispostas e inteligentes, em breve a Lavanderia Municipal estará totalmente reformada e pronta para receber, com dignidade, as mulheres do Centenário e dos bairros vizinhos que fazem uso do local. O município economizou na mão de obra e as educandas sairão prontas para abraçar o mercado de trabalho”, frisou gerente do Eixo de Cidadania e Qualidade de Vida da SPM, Juliana Gouveia, que esteve à frente do projeto.

As aulas teóricas aconteceram na Escola Municipal Professor José Leão.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *