Prefeitura promove sessão de cinema para mais de 200 mulheres

cinema

Mais de 200 mulheres de diversas comunidades de Caruaru participaram na sexta-feira (09), de uma sessão de cinema promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres do município (SPM). O grupo, que é parte do Projeto Mulher Empreendedora, administrado pelo Eixo de Cidadania e Qualidade de Vida da SPM, se juntou à turma de alunos convidados da rede pública de ensino para vivenciar a atividade.

O filme exibido, ‘Pantera Negra’, agradou ao público e a experiência foi inesquecível para muitas das mulheres da plateia que nunca haviam ido ao cinema. “Foi um momento em que elas puderam refletir sobre o papel social que ocupam como protagonistas de suas vidas, através da tela do cinema, perceber que têm garantidos os direitos à cidadania, cultura, emancipação, e entender que o lazer é um direito que também precisa ser vivenciado por elas”, ressaltou a gerente do eixo, Juliana Gouveia.

A sessão aconteceu na sala quatro, do cinema do Caruaru Shopping, e fez parte da programação da Semana da Mulher – Lutas e Enfrentamentos, que promoveu diversas ações voltadas à ampliação do debate da luta das mulheres pela ocupação dos seus espaços, com atividades de reflexão e qualidade de vida. “Para quem nunca teve a oportunidade de vir ao cinema, como eu, foi maravilhoso poder contar com a prefeitura, que nos deu todo o apoio para estar aqui, junto com a Associação dos Moradores de Gonçalves Ferreira”, comentou a agricultora Maria Madalena da Silva, de 37 anos.

Sobre a Semana da Mulher, a secretária da pasta, Perpétua Dantas, salientou que a programação foi elaborada para ir além do costume que se criou de meramente distribuir flores, e deixou como mensagem o protagonismo feminino. “Nossa luta é para conseguir caminhar no sentido da emancipação permanente da mulher, porque nós somos iguais aos homens e não merecemos diminuição de direitos e sermos tratadas como uma minoria que recebe política de segunda classe. Pelo contrário. Nós somos maioria, e como tal, precisamos ser enxergadas como sujeitos de direito”, mencionou Perpétua.

A programação encerra neste domingo com a ação ‘Mulher e Expressão’, das 14h às 16h, na ciclofaixa da Avenida Agamenon Magalhães, que irá promover atividades de expressão corporal, dança circular e ciranda para as mulheres frequentadoras.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *