O encontro será o resultado do levantamento de informações e das reuniões que a secretaria de Planejamento e Gestão vem realizando, com apoio da empresa Alternativa, que foi contratada para apoiar o município no desenvolvimento deste projeto. O objetivo será definir o formato de aplicação das oficinas, que iniciam no dia 31 de janeiro e se estendem até fevereiro, nas cinco regiões de Caruaru (a divisão é a mesma já utilizada para a realização do Orçamento Participativo).
O evento será aberto para quem quiser participar. Á equipe técnica do município que está à frente do PLHIS, os membros do Conselho Municipal de Habitação e as lideranças de movimentos sociais ligados à habitação, que já vêm participando de reuniões e capacitações sobre o Plano também participarão do Fórum.
O PLHIS tem o intuito de planejar as ações do setor habitacional, de forma a garantir o acesso à moradia digna. Suas diretrizes são definidas pelo Ministério das Cidades, que divulgou recentemente a liberação de recursos voltados à habitação apenas para os municípios que contemplem em seus planos de habitação a participação da sociedade civil. Assim, a Prefeitura de Caruaru vem buscando envolver a sociedade e entidades representativas para cooperarem em todas as fases de elaboração do Plano.