O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse na noite desta terça-feira que espera que, “no mais tardar na quinta-feira”, a votação das prévias do partido sejam retomadas. Isso, no entanto, depende da nova empresa de tecnologia contratada pela legenda passar nos testes de segurança e estresse do sistema que serão realizados a partir das 22h de terça. O anúncio com o resultado das avaliações técnicas está previsto para a manhã desta quarta-feira.
As prévias deveriam ter sido encerradas no último domingo, mas, devido a uma falha no aplicativo, os filiados não conseguiram votar. Nesta terça-feira, o PSDB anunciou que assinou um pré-contrato com a empresa RelataSoft, especialista em sistemas eleitorais, para conseguir concluir a votação das prévias que definem o candidato à Presidência pelo partido em 2022.
Bruno Araújo disse que, caso a empresa não passe nos testes de confiabilidade, há outras duas empresas já engatilhadas para assumir o processo. Segundo o dirigente partidário, caso a tecnologia seja aprovada pelo partido e pelas campanhas é possível antecipar o reinício da votação.
“No mais tardar na quinta-feira (inicia a votação). Nada impede que se houver uma coisa sólida, inteira, que eventualmente pode se começar até ‘uma hora’ do dia de amanhã. Volto a dizer, depende objetivamente se houver um ok, uma conciliação técnica do partido e das campanhas. Se não acontecer, a segunda e a terceira já estão engatilhadas”, disse Araújo. “Nos operamos com todo o vigor para terminar no domingo, mas dependemos de cumprir todos os processos de segurança”, completou.
O dirigente admitiu que a falha no aplicativo desenvolvido pela fundação ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prejudica a imagem do partido. Segundo ele, o sistema ainda pode ser usado, mas o partido não poderá esperá-lo diante da urgência do caso.
“Estamos aprendendo com um processo que foi inovador. Fomos vítimas da tecnologia e precisamos encontrar uma solução para concluir”, disse.
Agência O Globo