O Procon Caruaru orienta os consumidores sobre os reajustes de planos de saúde previstos para este mês de janeiro. Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), através de nota técnica, esclareceu a respeito dos novos valores.
De acordo com a gerente jurídica do Procon Caruaru, Cynthia Nunes, em setembro de 2020, a ANS aprovou a suspensão de reajuste dos contratos de todos os planos de saúde (coletivo, individual e familiar) até dezembro do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus. “Como acabou o prazo da suspensão, a partir deste mês de janeiro, as operadoras já começaram a aplicar, gradativamente, os reajustes retroativos a 2020”, explicou.
A gerente jurídica alerta para, quando o consumidor receber a sua fatura referente ao mês de janeiro, verificar todas as informações que a ANS determina para que cheguem ao valor total do boleto, como a parcela relativa ao que foi diluído e quanto vai ficar cada parcela. “Caso não tenha essas informações prévias, o consumidor deve inicialmente procurar a operadora do plano de saúde. Se não for resolvido, ele deve procurar o Procon Caruaru, com o boleto atual e o anterior, para que seja verificada cada situação e feitas as orientações necessárias”, aconselhou Cynthia Nunes.
ATENDIMENTO NO PROCON
Para os consumidores que tiverem dúvidas, o Procon Caruaru funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Avenida Rio Branco, 315, Centro. Além do atendimento presencial, com restrições, os consumidores dispõem de outros canais para agendamentos, reclamações e tirar dúvidas. São eles: Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br), WhatsApp (81) 98384-5909 e o telefone (81) 3727-0289.