Procon Caruaru orienta sobre as compras de presentes de Natal

Com a proximidade do Natal, celebrado no próximo domingo (25), muitos consumidores estão na busca pelos presentes e alguns ainda vão deixar para comprar de última hora. Sendo assim, o Procon Caruaru alerta para alguns cuidados fundamentais que se deve tomar nessa época do ano, em que se é levado a comprar por impulso, para evitar cair no prejuízo.

Pesquisa de preços

Independente do que se for comprar, é importante fazer uma pesquisa de preços, antes de adquirir algum produto. O mesmo serve para as compras on-line, observando que, caso seja algum item que será para presentear, ficar atento ao prazo para entrega. “A ordem para economizar é pesquisar”, destaca a gerente jurídica do Procon Caruaru, Cyntia Nunes.

Condições para troca

Na hora da compra, o consumidor precisa ser previamente informado sobre a possibilidade ou não de troca em caso de insatisfação ou até mesmo defeito. Essa informação deve estar exposta de maneira clara e ostensiva ao consumidor, afixada em cartazes, e para que não haja nenhuma dificuldade para o consumidor exercer seu direito, é importante exigir algum documento com tal informação, um carimbo na nota fiscal, por exemplo.

“É comum que os estabelecimentos ofertem a troca dos produtos, seja porque não serviram, como no caso das peças de vestuário, seja por apresentar algum defeito, como os eletroeletrônicos, por exemplo. Mas, para se garantir, o consumidor precisa estar com o documento que comprove a compra (nota fiscal, vale-trocas), para, se necessário, apresentá-lo, junto com o produto em perfeito estado, sem deixar de observar o que dispõe a política de troca do estabelecimento”, orienta Cyntia.

Brinquedos

No caso da compra de brinquedos, é importante observar a faixa etária mínima para manuseio do produto e as condições de troca.

Em caso de vício do produto, se o prazo para troca na loja foi ultrapassado, o cliente deverá procurar uma assistência técnica autorizada pelo fabricante, de maneira que o problema seja solucionado sem nenhum custo ao consumidor. “Uma dica importante é testar o brinquedo na loja, inclusive os eletrônicos”, aconselha Cyntia.

Ainda de acordo com a gerente do Procon Caruaru, no caso das compras pela internet, o recomendado é testar o produto imediatamente, após o recebimento, e caso não fique satisfeito com o produto ou até mesmo haja algum problema no funcionamento, o consumidor tem o prazo de sete dias para solicitar a troca ou cancelar a compra. “Sendo exercido esse direito no prazo legal, o custo de devolução deve ser do fornecedor”, acrescenta a gerente.

Os cuidados com a segurança também devem ser levados em consideração, especialmente em relação aos bebês, que não devem ter acesso a objetos pontiagudos ou cortantes, ou com peças pequenas que possam ser engolidas, por exemplo. A dica de Cyntia é adquirir brinquedos com a certificação do Inmetro, cuja faixa etária está indicada na etiqueta do produto.

Foto: Juliana Malta/ Unsplash / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *