Professor de Gastronomia do UniFavip ensina receitas de comidas típicas de São João

“Trinta dias antes do São João as ruas já estão enfeitadas, já tem milho verde na feira…” Esse trecho da música “Capital do Forró”, interpretada pelo Trio Nordestino, homenageando Caruaru, diz muito sobre o quão esperado e importante são as festividades juninas em todo Nordeste, que traz consigo apetrechos que marcam e caracterizam a época, como as comidas típicas que, em sua maioria, são derivadas do milho, que tem sua colheita principal no mês de junho.

É milho assado e cozido, canjica, pamonha, bolo de milho, cuscuz recheado, pipoca… esses são alguns dos muitos exemplos das delícias que não podem faltar nas mesas durante estes dias movimentados pelo forró – este ano em casa, devido à pandemia -, geralmente em grande abundância nos lares.

“Fartura, prosperidade resumem os significados dados ao milho. Para as comunidades do interior de Pernambuco e outros estados do Nordeste, a espiga é a representação exata de tal significado. Justamente neste período do ano, os grãos amarelos aparecem, gerando fartura para uma região, que muitas vezes sofre durante grande parte do ano com tanta secura e dificuldade climática”, disse o Erick Buarque, professor de gastronomia do Centro Universitário UniFavip.

Mas, embora essa culinária tenha muita tradição, nem todos sabem como fazer as receitas, que entram em evidência neste período. Por isso, o professor do UniFavip e Chef de Cozinha Erick Buarque, ensina como fazer algumas dessas delícias nordestinas.

Confira algumas sugestões do Chef:

Brigadeiro de Milho Verde

Ingredientes

1 caixa de leite condensado

100 g de milho verde (ou 1/2 lata)

100 ml de leite (ou 2 colheres de sopa)

15 g de manteiga (ou 1 colheres de sopa)

60 g de açúcar refinado (ou cristal)

Canela em pó à gosto

Modo de Preparo

1. Num liquidificador bata o milho verde com o leite depois coe e reserve;

2. Numa panela coloque o leite condensado, o creme do milho e a manteiga, leve tudo a fogo baixo e mexa até o ponto de brigadeiro (soltando do fundo da panela), coloque num prato e espere esfriar;

3. Coloque manteiga nas mãos (ou molhe com água) e enrole bolinhas;

4. Num recipiente misture o açúcar com a canela em pó e enrole o brigadeiro passando na nessa mistura. Sirva em seguida.

Escondidinho de Milho Verde

Ingredientes

400 g de milho verde

300 ml de leite

200 g de creme de leite

30 g de requeijão (ou 2 colheres de sopa)

50 g de queijo coalho ralado

200 g de carne moída

30 ml de extrato de tomate

½ cebola cortada em cubos

2 dentes de alhos picados

50 ml de azeite (ou 3 colheres de sopa)

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

1. Refogue o alho e a cebola no azeite, depois adicione a carne moída, o extrato de tomate, tempere com pimenta do reino e sal, coloque 50 ml de água e deixe cozinhar, até a água secar, reserve;

2. No liquidificador, bata o milho com o leite, coe tudo, junte com o creme de leite e leve ao fogo, sempre mexendo até formar uma pasta, tempere com pimenta do reino e sal;

3. Unte um refratário de vidro com manteiga, coloque uma camada do creme de milho no fundo do refratário, depois adicione a carne moída, por fim, cubra a carne moída com o creme de milho;

4. Coloque o queijo coalho e leve ao forno até gratinar, sirva em seguida.

Mungunzá Cremoso

Ingredientes

500 g de milho para mungunzá

1 litro de leite de coco

150 g de açúcar

30 g de manteiga gelada

1 lata de leite condensado

Sal a gosto

Canela a gosto

Modo de Preparo

1. Na véspera, deixe o milho para mungunzá na água para amolecer;

2. No dia seguinte, lave bem o milho, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar, de preferência numa panela de pressão;

3. Depois de 15 minutos, retire a pressão da panela, abra e adicione o leite de coco, o açúcar, o leite condensado e o sal. Cozinhe durante 15 minutos, e por fim, coloque a manteiga gelada e sirva quente polvilhado com canela em pó.

Bolo de Milho

Ingredientes

400 g de milho verde (ou 4 unidades de espigas)

150 g de açúcar cristal

150 ml de leite de coco

2 ovos

300 g de farinha de trigo

20 g de fermento em pó

50 g de manteiga

Q.s. de sal refinado (ou 1 pitada)

Modo de preparo

1. Junte o milho verde e o leite de coco no liquidificador e bata por 3 minutos (ou rale e depois coloque o leite de coco).

2. Numa batedeira bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo, depois acrescente os ovos e continue a bater até incorporar tudo.

3. Depois acrescente o milho verde com o leite de coco, em seguida coloque o trigo, o fermento e o sal, sempre mexendo.

4. Leve ao forno médio, em forma com furo untada com manteiga e farinha de trigo em forno médio até dourar.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *