Profissionais da Maternidade Municipal de Caruaru recebem treinamento para a segurança do paciente

tip

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no último domingo (17), a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da rede hospitalar municipal, estará realizando treinamentos com os profissionais de saúde dos hospitais do município, entre os dias 19 e 29 deste mês. A prática é preconizada pela OMS, que todos os anos seleciona um tema para celebrar a data, e em 2023, o escolhido foi “Engajar Pacientes para a Segurança do Paciente”, que em Caruaru está sendo trabalhado na Semana da Segurança do Paciente.

A primeira atividade foi realizada na terça (19), na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP), pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade. Os profissionais da maternidade receberam orientações e atualizações a respeito de práticas mais eficientes para a segurança do paciente no ambiente hospitalar. O treinamento contou com a colaboração da enfermeira plantonista da MMSDP e preceptora de estágios pela Unifavip, Elyda Priscila de Lima, que trabalhou as metas internacionais para a segurança do paciente. Graduandos de enfermagem da universidade, que atuam na maternidade, também participaram desse momento.

“É fundamental capacitar os profissionais da área para que estejam familiarizados com as práticas mais eficientes de segurança e possam implementá-las em suas rotinas diárias. Isso garantirá um atendimento de qualidade e evitará riscos à saúde dos pacientes”, destacou a coordenadora da Rede Hospitalar da SMS, Priscila Neri.

De acordo com a OMS, a segurança do paciente consiste em evitar qualquer o de dano desnecessário ou evitável durante o tratamento médico. Isso implica em garantir que os pacientes recebam atendimento de qualidade, sem sofrer prejuízos físicos, emocionais ou financeiros decorrentes de erros, falhas ou eventos adversos que podem ser evitados.

As atividades também serão realizadas no Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA), pelo Núcleo de Segurança do Paciente que atua na unidade, iniciando nesta quarta (20). No dia 26 deste mês será o Dia “D” de segurança do paciente, quando é celebrado o aniversário de 17 anos da unidade hospitalar.