Programa da Prefeitura de Caruaru oferece pão e leite de soja gratuitamente

Tendo sempre como objetivo a elevação da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Caruaru, através do Centro de Produção de Alimentos do Município, fabrica e distribui pão e leite de soja, além de sucos e sopas de excelente qualidade. Esses alimentos mudaram para melhor os hábitos alimentares dos caruaruenses, lhes assegurando assim uma vida mais saudável.

O CPA produz diariamente cerca de 8.000 pães e 1.000 litros de leite. Toda a produção é distribuída com os cadastrados nos cinco Centros de Referência Social (Cras), localizados na zona urbana e rural do município, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e no balcão do próprio Centro de Produção, mediante receituário médico, sendo destinados à alimentação de pessoas com intolerância à lactose e com baixa imunidade, proveniente de doenças como câncer, tuberculose e diabetes.

Vale salientar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que a soja oferece proteína vegetal de alto valor biológico, com características semelhantes às do ovo, leite e carne. É, portanto, de elevada qualidade nutritiva,  rica em vitaminas do complexo B, em minerais como potássio e zinco, além de ser pobre em gordura saturada e não conter colesterol. E também rica em compostos que contribuem para a manutenção da densidade óssea, na menopausa.

Para a nutricionista Sharla Barbosa, é de suma importância a inserção de produtos à base de soja no nosso dia a dia. “A soja é uma alternativa alimentar rica em fibras e proteínas que contribui para melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas que a consomem diariamente”, enfatizou.

O Centro de Produção de Alimentos,  que emprega 13 funcionários, conta com uma “vaca-mecânica”, equipamento responsável pela produção do leite de soja,  constituído por uma trituradora, um tanque para cozimento, um tanque para resfriamento, uma câmara fria e uma embaladeira. Já para fabricar o pão de soja, é utilizado maquinário composto por uma  batedeira industrial, dois fornos e um modelador que dá um formato padronizado ao produto.

As pessoas interessadas em receber o leite de soja fornecido pela Prefeitura de Caruaru devem antes consultar  um profissional de saúde da rede pública, da área nutricional, que fará a prescrição, caso seja necessário. Depois de atendidas por um nutricionista, podem se dirigir ao balcão do Centro de Produção de Alimentos, que funciona na rua Saldanha da Gama , 242, Centro, munidas de requisição e do RG.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *