Programação de valorização da cultura negra e combate ao racismo é realizada em Caruaru

A Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos promove a III Semana da Consciência Negra de Caruaru com uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro em homenagem à morte do líder Zumbi.  Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento ao racismo, as ações serão estendidas até dezembro.

Oficina, Caminhada de Terreiros, exposição de matrizes africanas, roda de diálogo, palestra, cine-debate e semanas culinárias compõem a programação que irá discutir questões como a intolerância religiosa e a discriminação racial e propõe a valorização da cultura negra.

Dando início as atividades, na última segunda-feira (3) foi realizada, no Centro Administrativo da Prefeitura de Caruaru, uma oficina com o tema racismo institucional,  ministrada pela coordenadora colegiada da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco, Vera Baroni. Participaram da discussão representantes dos terreiros da cidade, do Conselho de Igualdade Racial, da Delegacia da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRMMB).

Na terça-feira (4), uma delegação de Caruaru, formada pelo gerente de Direitos Humanos, Aristóteles Veloso, a assessora de igualdade racial, Solange Pereira, e representantes dos terreiros da cidade, participou da 8ª Caminhada de Terreiros de Pernambuco, ocorrida em Recife. A caminhada de Caruaru terá sua quarta edição no dia 29 de novembro como ato de reflexão e incentivo ao combate de todas as formas de preconceito.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *