Projeto Águas do Agreste completa 10 anos de atuação

projeto água

2018 é um ano especial para o projeto de extensão Águas do Agreste, da Asces-Unita. Afinal, neste mês de março são comemorados 10 anos de atuação, com muitos serviços prestados em Caruaru e região. Mais de 500 estudantes já participaram da iniciativa, que visa a popularização e difusão do conhecimento e de informações em segurança alimentar e nutricional em escolas de nível fundamental do Agreste pernambucano.

A atuação do projeto se dá na análise e posterior orientação sobre a água e a merenda consumida em escolas públicas. Além disso, também avalia as condições ambientais e higiênico-sanitárias dos locais visitados. A ação intersetorial envolve a Asces-Unita, Vigilância Sanitária, e secretarias municipais de Educação e Saúde.

Com a permissão da direção da escola visitada, os estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia Ambiental, Nutrição e Engenharia de Produção colhem uma amostra de água e/ou alimentos utilizados na merenda escolar para analisar a presença do grupo coliformes e da bactéria Pseudomonasaeruginosa, com o compromisso de manter em sigilo a identidade da escola. Os laudos são entregues durante visita dos alunos, que promovem peças teatrais e distribuem panfletos educativos com esclarecimentos sobre os resultados obtidos, visando orientar e sugerir medidas preventivas e corretivas das contaminações observadas.

O projeto também promove a conscientização por meio de músicas e peças teatrais, que reforçam a mensagem de forma lúdica. De acordo com o professor Agenor Jácome, coordenador da iniciativa, utilizar a cultura tem ajudado a ampliar os resultados. “Temos conseguido ir além dos objetivos iniciais. Nossas músicas já alcançam mais de 28 mil views no Youtube. Uma visibilidade que tem aberto um campo de atuação muito amplo, porque, o que começou com as escolas, atinge hoje a população em geral, levando informação sobre os cuidados com a água”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *