O universo literário de Jânio Silva, escritor e poeta do Espírito Santo, será apresentado nesta sexta-feira (19/05) na cidade de Arcoverde, através do projeto Arte da Palavra. Desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, a iniciativa busca integrar escritores brasileiros com o público participante, além de incentivar o hábito pela leitura.
A ação acontece no Teatro Geraldo Barros, em duas sessões: a primeira às 16h, para os alunos das escolas municipais e estaduais; e a segunda às 20h, para o público em geral. Todas as sessões têm acesso gratuito. Jânio Silva vai apresentar o sarau poético “Quebrando o Silêncio”. Nele, o escritor faz a demonstração da sua obra e promove um diálogo com o público.
O poeta – Jânio Silva é bacharel em Serviço Social, poeta e editor de fanzines (publicações editadas por um fã de algum tema específico). É cofundador do coletivo Literatura Marginal ES, grupo formado por jovens escritores da Região Metropolitana da Grande Vitória que, por meio literatura marginal, valorizam a cultura periférica. Jânio é orientador social no Núcleo Afro Odomodê da Prefeitura Municipal de Vitória (ES) e desenvolve atividades socioeducativas e culturais de formação, sensibilização e mobilização para enfrentamento do racismo em grupos de convivência formados por jovens negros do município.