Projeto Convergir Mulher entrega certificado de formação profissional em Caruaru

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e a secretária de Políticas para Mulheres, Perpétua Dantas, participaram, na noite de ontem (05), da entrega dos certificados de conclusão do curso de Corte e Costura Básico promovido pelo Projeto Convergir Mulher. O evento também contou com a participação da secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro e com o secretário municipal de governo, Rubens Júnior.

Com o tema “Convergir Mulher: Produzindo moda, costurando cidadania”, a qualificação sociopolítica envolveu 120 mulheres das comunidades de Cachoeira Seca, Riachão de Malhada de Pedras, Lajes, Sítio Serra Verde, Antas e Juá que encerraram as atividades com um desfile de moda, todo produzido por elas.

“Antes do curso, eu só sabia costurar, agora eu faço a modelagem, corto e costuro. Tanto que todas as peças que serão expostas nesse desfile, foram feitas por nós, mesmas. Estou capacitada e com certeza terei minha vida financeira e pessoal melhorada”, afirmou Micaele da Silva, formanda de Cachoeira Seca.

A prefeita Raquel Lyra lembrou que o curso foi realizado de acordo com a necessidade das mulheres que já trabalhavam com confecções, mas não tinham domínio em produzir a peça inteira, o que dificultava um aumento na renda. “Algumas mulheres sabiam cortar, outras costurar, mas tinham dificuldades em desenvolver o trabalho completo. O curso visou geração de trabalho e renda na perspectiva de protagonizar um modelo de desenvolvimento social e econômico mais justo para as mulheres caruaruenses”, destacou.

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Perpétua Dantas, o trabalho é libertador e coloca a mulher numa posição necessária no mercado. “Caruaru tem uma vocação nata na área de confecção e o mercado de trabalho precisa dos serviços das mulheres que receberam a qualificação sociopolítica e profissional que é essencial para o empoderamento feminino”, ressaltou.

Para viabilizar a participação das mulheres nas aulas, o projeto Convergir Mulher realizou atividades recreativas com 60 crianças, filhas e filhos das participantes. O projeto chegou à Caruaru, através de verba parlamentar, ainda quando, a prefeita Raquel Lyra era deputada estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *