Projeto de extensão incentiva uso da energia solar na indústria

grupo

O uso de energias renováveis tem apresentado crescimento no território pernambucano. Dados do Atlas Eólico e Solar de Pernambuco, desenvolvido pela Secretaria Executiva de Energia do Estado, mostram que a produção gerada por vinte e oito (28) Usinas Eólicas em operação corresponde a 14,5% do total, e o restante, menos de 0,5%, é produzido pelas cinco Usinas Fotovoltaicas instaladas no Estado.

Com o objetivo de incentivar o uso desse recurso, o projeto de extensão Eficiência Energética, do curso de Engenharia de Produção da Asces-Unita, tem feito um trabalho de apresentação e conscientização a respeito da energia solar. Desenvolvido por meio da realização de palestras e workshops em algumas indústrias e comércio, os estudantes abordam vantagens da eficiência energética e apresentam algumas soluções e mudanças de processos e atitudes que contribuem para uma redução dos custos operacionais e para a melhoria da sustentabilidade ambiental.

De acordo com o professor responsável pelo projeto, Miguel Melo, a crise econômica fez com que os empresários diminuíssem os investimentos na área, mas eles já estão sendo retomados. “Em agosto deste ano já percebemos os sinais de recuperação e alguns contatos que havíamos feito anteriormente voltaram a se interessar pela energia solar. Já visitamos indústrias, padarias e postos de gasolinas, todos eles dispostos a aderir ao sistema de energia renovável. O retorno dos investimentos geralmente vem em dois ou três anos, então, é mais uma vantagem”, explicou.

Economia gerada

O interesse por esse tipo de investimento se dá, principalmente, à queda vertiginosa do preço gasto com a energia. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável, o preço nivelado de eletricidade (LCOE) do kWh em fotovoltaica, que em 2016 chegou a USD 0,13/kWh (treze centavos de dólar americano por quilowatt hora) deve cair cerca de 59% até 2025 (chegando a USD 0,0533/kWh), desde que aplicadas as políticas corretas.

O custo do Watt instalado em Parques Solares (PV) em 2015 estava em torno de USD1,8/W e poderá chegar a USD 0,79/W em 2025. Um outro fator que contribui para a disseminação da tecnologia fotovoltaica é a velocidade e facilidade de instalação . Com o terreno já adequado, é possível para instalar um 1MW de solar em poucas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *