Projeto Recife Antigo de Coração estica festas juninas

Do Diário de Pernambuco

Quem preferiu ficar no Recife durante as festas juninas teve o que comemorar no Recife Antigo. O feriado junino no bairro histótico termina neste domingo com muito forró durante a 39ª edição do projeto Recife Antigo de Coração. O dia começou com muitas famílias aproveitando a Ciclofaixa do Turismo e o fechamento do bairro para a prática de esportes, como vôlei, futebol, skate, patins e slackline e basquete de Rua na Marquês de Olinda, entre outros. Para a criançada, a programação contou com recreação, piscina de bola, cama elástica e pula-pula, apresentações do Cube do Riso, biblioteca móvel da editora Cepe e um jogo sobre o turismo no Recife, em que os participantes eram as as peças do tabuleiro.

Em homenagem à festa mais nordestina do calendário, o projeto contou com um polo dedicado ao santo do carneirinho, montado em parceria com o Museu Cais do Sertão. No Marco Zero, o público conferiu apresentações de teatro, do grupo da terceira idade Sereias Teimosas, de Brasília Teimosa, das orquestras Sopro Suave e Talentos do Una, da cidade de São Bento do Una, no Recife Recebe, e shows de samba e do cantor André Rio. Na Praça do Arsenal, houve o projeto Dançando na Rua.

No Polo Junino Museu Cais do Sertão, o forró pé de serra começou às 14h e por lá passaram os artistas Pecinho Amorim e Severino dos Oito Baixos. Quem quis apresender mais sobre a cultura popular do Nordeste pode aproveitar para visitar o equipamento, aberto que foi aberto às 11h com meia-entrada para todos. Para matar a fome dos matutos, foodtrucks e bikefoods, estacionados em frente ao museu, oferecem delícias juninas na frente.

A aposentada Maria das Neves dos Santos, 68, foi ao Recife Antigo para se apresentar e completar os festejos juninos. Dona Maria é integrante do grupo da terceira idade Sereias Teimosas, de Brasília Teimosa. O grupo, segundo ela, se apresenta em vários eventos e é um estímulo à qualidade de vida. “Nosso grupo incentiva a saúde, o bem-estar e as diversão. Se ficarmos em casa paradas, só vem doença. Ainda vamos nos apresentar na colônia do nosso bairro no São Pedro. As festas juninas são muito alegres”, disse.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *