Projeto SAMU nas escolas chega à Escola Devaldo Borges em Gravatá

Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gravatá esteve na Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges para realizar o “Projeto SAMU nas Escolas”. Uma iniciativa da Secretaria de Saúde que é realizada em conjunto com as equipes de Educação em Saúde e SAMU de Gravatá.

Composta pela técnica de enfermagem socorrista, Fátima Alves e pelos condutores socorristas, Gilson Alves e Josenildo Paiva, a equipe do SAMU apresentou como funciona o serviço em Gravatá e como acionar através do telefone 192. Eles também orientaram os estudantes para quando acionar o serviço, procurar manter a calma e passar em detalhes maiores informações da vítima e pontos de referência do local.

Cerca de 60 estudantes do segundo ano do Ensino Médio participaram da ação que também falou de Parada Cardiorrespiratória e casos de engasgos. Os profissionais de saúde mostraram a teoria e a prática de como proceder com as compressões torácicas para Ressuscitação Cardiorrespiratória (RCP).

Neste primeiro momento, o projeto SAMU nas escolas irá visitar oito escolas da cidade e na tarde de hoje, a apresentação será realizada às 15h na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, no bairro do Jucá. Em breve as demais escolas do município poderão solicitar ao setor de Educação em Saúde na Secretaria de Saúde para que a ação seja realizada.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *