O projeto social Ponto Cidadão, que oferece educação, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social em Igarassu, realiza, no dia 07 de outubro, das 9h as 16h, uma ação de conscientização ambiental na comunidade Beira Mar I, no município. Com o tema “Vida Limpa, Beira Mar I”, o evento contará com apresentação de documentários temáticos produzidos pelos alunos, divulgação de pesquisa sobre coleta seletiva e destinação de lixo, palestras, apresentações teatrais, oficinas e brincadeiras.
Serão três documentários apresentados durante o evento, com os temas: coleta seletiva nas residências e empresas, rotina dos garis e suas dificuldades e a diferença entre lixão e aterro sanitário, todos produzidos pelos próprios alunos do projeto. Durante o mês de setembro, os estudantes realizaram pesquisa para um levantamento sobre coleta seletiva e destino do lixo em Beira Mar I, que será entregue à prefeitura de Igarassu após apresentação no evento. A ação também contará com palestra sobre o Rio São Domingos, que banha a comunidade, oficina de artesanato e brincadeiras com materiais recicláveis e apresentação de peça teatral com a temática dos cinco R’s da conscientização ambiental: Refletir, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O evento é aberto ao público e tem parceria com a Alcoa, Itamaracá Transportes, Agenda 21, Secretaria de Meio Ambiente de Igarassu e supermercados da região.
Ponto Cidadão – O projeto foi criado em 2004 com foco em educação e preparação de jovens com idade entre 16 e 24 anos, que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social, para o mercado de trabalho. O Ponto Cidadão é uma iniciativa da Itamaracá Transportes, mantido por uma rede de empresas voluntárias e gerenciada com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.