Promoção à qualidade de vida, esportes e qualificação foram destaques de Secretaria

O sonho da casa própria deixou de ser inatingível e passou a ser realidade para as famílias caruaruenses. Em 2018, a Prefeitura de Caruaru iniciou a obra de construção do mais novo habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida no município: o Residencial Radialista Luiz Alberto, que irá beneficiar 496 famílias. A obra já está com mais de 50% de andamento e o processo de inscrições, iniciado em dezembro/2018, segue até o dia 22 de fevereiro de 2019. Em 2017 foi possibilitada a entrega de 3.892 moradias do programa para os beneficiários dos residenciais Alto do Moura e Luiz Bezerra Torres I e II. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH), responsável pelo processo de organização e cadastramento do programa no município, além dessa, realizou diversas ações em 2018 que também merecem destaque.

O ano iniciou com o incentivo ao esporte através do projeto “Arquibancada Solidária”, que levou, em janeiro, mais de 100 meninos e meninas atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e alunos de escolas públicas de Caruaru para a partida de Central x Náutico, no Lacerdão. A Gerência de Esportes e Lazer tocou diversos outros projetos, todos pautados no fomento ao esporte e inclusão social. Diversos eventos e campeonatos esportivos foram promovidos no município, sendo o mais importante os Jogos Escolares Municipais, que em sua 17ª edição contou com a participação de 5000 atletas de mais de 80 instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e particular, incluíndo os paratletas, superando 2017 que teve em torno de 4.000 alunos de 69 instituições. O incentivo também veio do gabinete da prefeita Raquel Lyra, com a sanção da Lei do Bolsa Atleta Municipal de Caruaru, que destinou R$ 28 mil reais aos atletas contemplados do município e mais R$ 300 mil para financiamento de projetos esportivos de rendimento e de esportes de participação.

Alunos da rede municipal puderam também experimentar um novo esporte, e vivenciar a experiência de intercâmbio cultural com a ONG americana LIFE League que trouxe o 1º Camp Internacional de Flag Football para o Ginásio Municipal. O incentivo ao esporte e a prática de hábitos saudáveis foram estimulados também através do projeto de requalificação da ciclofaixa da Avenida Agamenon Magalhães com as ações do projeto “Nossa Avenida”, realizado com o apoio de diversas secretarias. Além de reordenar o espaço de lazer dos domingos, o projeto levou ações educativas e recreativas para as crianças e diversas intervenções para toda a família, como os aulões de dança e atividades físicas, ginástica, treino funcional, além de avaliação física e artes marciais. “O saldo foi totalmente positivo. Caruaru só tem a ganhar porque esporte é cidadania e inclusão acima de tudo, e a prática esportiva promove emancipação para os alunos do município e qualidade de vida para todos” ressaltou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas.

Outra importante ação foi a continuidade do fortalecimento do sistema de garantia de direitos de diversos segmentos sociais, como por exemplo, as atividades voltadas ao enfrentamento às violências e violações dos direitos das crianças e adolescentes no Parque 18 de Maio, através das ações de busca ativa realizada pelos servidores do Espaço de Proteção da Feira. Também vale destacar o atendimento de crianças e adolescentes em situação de medida protetiva realizado nas três Casas de Acolhimento Institucional, no CAUD e na Casa de Passagem, com o acompanhamento permanente de 103 crianças e adolescentes. “Nas pautas principais que a prefeita Raquel Lyra tem lutado e defendido desde quando era deputada estadual, está a política para a criança, infância e juventude, então a gente não podia fazer diferente. O nosso trabalho de acolhimento tem sido feito com o mesmo zelo e carinho que nós temos pelos nossos filhos em casa. A nossa luta permanente é pela integração e fraternidade e fazer com que as casas de acolhimento representem para essas crianças e adolescentes o mesmo ambiente e a acolhida que a casa da gente representa” destacou Perpétua.

Durante o São João, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também esteve presente através das ações de acolhimento de crianças com direitos violados ou em situação de risco, além de promover um arraial com mais de mil idosos de 11 cidades, e realizar o evento religioso “Fogueira de Xangô”. O público LGBT também foi contemplado, com a 4ª Intervenção Cultural LGBT. Vale ressaltar o acompanhamento da secretaria na realização dos trabalhos da festa com relação à acessibilidade: o camarote destinado a pessoas com necessidades especiais que recebeu mais de 560 convidados e, ainda, a Estação Ferroviária que foi adaptada com obras físicas que garantiram o acesso de todos. Nesse quesito, as apresentações também foram inclusivas, com tradução de libras em todas as noites de shows no Parque de Eventos.

Foi também um ano de garantir direitos com a sanção das leis que instituem os Conselhos de Promoção de Políticas Públicas para a Juventude (Lei 7.785/2018) e de Políticas de Promoção de Igualdade Étnico-Racial (Lei 7.748 / 2018), aprovadas na Câmara Municipal e de empossar os membros do recém-criado Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Caruaru. Sem falar na segunda edição do Feirão de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência e Jovem Aprendiz, que bateu recorde de público com 1500 inscritos e da Semana da Pessoa com Deficiência, que desenvolveu ações na zona rural e promoveu uma palestra com o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão. Teve também Semana do Idoso, o Segundo Fórum de Combate e Prevenção ao Suicídio entre diversos outros eventos.

Outra ação que merece destaque é a implantação do projeto “Qualifica Caruaru”, uma iniciativa da Prefeitura de Caruaru que promoveu 23 cursos de qualificação profissional em 2018, em diversas áreas, sediados em vários locais do município. A iniciativa que conta com grande parte dos cursos promovidos pela SDSDH formou mais de 281 pessoas, desde o lançamento, em agosto de 2018. Só da SDSDH foram 191 alunos formados nos cursos de cabeleireiro, corte e costura, desenvolvimento web, design de sobrancelhas, ecocondutor, espanhol básico, informática, informática básica, manicure/pedicuro, manutenção de computadores, marketing pessoal de elaboração de currículo, mundo do trabalho, photoshop, prezi, relação trabalho e cidadania e ultrassonografia natural. A capacitação mais recente foi a de Ceia Natalina, finalizada em 21 de dezembro, com onze participantes. Em todas as intervenções, os alunos receberam kits básicos de iniciação profissional. “O Qualifica Caruaru busca atender a população caruaruense, especialmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade e está em busca de colocação e recolocação profissional no mercado de trabalho. O objetivo é tornar Caruaru um município mais inclusivo, escolarizado e competitivo”, destacou Perpétua Dantas.

O Serviço de Assistência Social também esteve presente em diversas vertentes, entre elas, nas ações desenvolvidas pelos dez CRAS urbanos e rurais, com o acompanhamento das famílias. Vale ressaltar que 2018 foi primeiro ano da entrega da sede própria do CRAS Taquara, que pôde garantir o atendimento com mais estrutura e comodidade para pessoas de mais de 20 localidades. É nesse contexto que se inclui todo o trabalho realizado com as 1.926 crianças e adolescentes e suas famílias usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das comunidades atendidas pelos CRAS. O desenvolvimento de políticas públicas de qualidade está entre as missões das equipes que têm o trabalho de estimular o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares e fazer com que as crianças e adolescentes assumam seu protagonismo social através de ações como a realização de aulas de balé, acordeon, capoeira. A culminância dessas atividades é apresentada para a grande população através da realização de espetáculos teatrais e musicais: “O Baile do Menino Deus” e a “Noite de Barro”, entre outros eventos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *