Foram prorrogadas até o dia 28 de abril as inscrições para a Semana Estadual de Conciliação. A iniciativa é uma versão do Judiciário pernambucano para o que ocorre na Semana Nacional de Conciliação, onde são concentrados esforços para solucionar o maior número possível de conflitos, por meio de acordo entre as partes. A primeira edição da Semana Estadual acontece entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2023, sob a coordenação do Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
O coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, ressalta a importância de se tentar resolver os conflitos de maneira pacífica, resultando em um desfecho mais rápido e fácil para ambas as partes e para o Judiciário. “Conclamo a população que tenha um processo tramitando e que tenha interesse em conciliar, bem como quem tem algum conflito e quer solucionar com a autocomposição, que peça a inclusão do seu processo ou procure uma unidade dos Cejuscs ou Câmaras conveniadas, para que sua demanda seja incluída na Primeira Semana Estadual de Conciliação”, convida o magistrado.
As pessoas interessadas em tentar solucionar pacificamente os processos judiciais e conflitos que ainda ainda não foram judicializados, poderão solicitar a participação através da internet.
Caso já exista processo em andamento na justiça, o(a) cidadão(ã) deverá preencher o Formulário de Inscrição online, ou entrar em contato diretamente com a vara de origem do processo, para pedir a inclusão.
Após a solicitação, o processo será analisado e, caso seja selecionado, as partes serão informadas sobre o dia, horário e local onde será realizada a sessão de conciliação.
Quando ainda não existe um processo em andamento na Justiça, o(a) cidadão(ã) pode entrar em contato com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) mais próximo de sua casa (clique para acessar a relação de Cejuscs) ou preencher o formulário Concilie Aqui para agendar a sessão de conciliação.
Informações pelo e-mail: nupemec@tjpe.jus.br
A Semana Estadual de Conciliação foi instituída por meio do Ato nº 299, de 13 de abril de 2023.