A prova de Três Tambores do Cavalo Quarto de Milha movimenta a Festa do Cavalo, no domingo (04/06). Promovido pela Federação da Agricultura de Pernambuco (Faepe), o evento ocorre de 31 de maio a 04 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio, em Gravatá. Três Tambores é uma prova que traz charme e elegância para dentro da arena. Com grande participação feminina, combina a habilidade atlética do cavalo e da amazona para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.
A prova consiste em contornar três tambores em menor espaço de tempo possível, onde o cavalo deverá correr do tambor um, passando pela direita, completando uma volta de aproximadamente 360º graus em torno; seguir para o tambor número dois, passando pela esquerda do mesmo e completar uma volta de 360º graus; em seguida para tambor três, passando pela esquerda do mesmo e fazer outra volta com cerca de 360º graus, disparando em seguida para a linha de chegada/partida. O percurso também pode ser feito partindo da esquerda, e terminando as outras duas voltas pela direita. É vencedor da prova quem fizer o percurso no menor tempo possível e sem penalidades.
A contagem é feita por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. A medida oficial entre os tambores é de 27,50m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º, podendo variar conforme a disposição da pista. A derrubada de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final. O tempo da amazona depende de vários fatores mais comumente associados às condições físicas e mentais do cavalo, às habilidades da competidora e ao tipo de solo. O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o término da apresentação, se o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, a competidora é desclassificada.