PSB abre ‘mesa de discussão’ sobre as eleições em Petrolina

Com a retirada da candidatura de Lucas Ramos em Petrolina, o PSB avalia a sua estratégia para o pleito eleitoral. À reportagem, o novo secretário estadual disse que vai aguardar o posicionamento do PSB para declarar apoio, mas ressaltou que sem a sua postulação a legenda “abre a mesa de discussão” com atores de oposição para construir uma unidade que, segundo ele, pode acontecer no primeiro turno, apoiando candidaturas de partidos que fazem parte da Frente Popular, como é o caso do PT e do PSD ou outra que surgir, “mas sobretudo, sob a liderança do governador Paulo Câmara, para no segundo turno todas as forças de oposição estarem no mesmo palanque”.

Na semana passada, aliás, o governador se reuniu com o ex-prefeito do município Julio Lossio (PSD). Para Lucas Ramos, Lossio é uma alternativa. “Isso está sendo construído numa aproximação feita pelo próprio governador, que o convidou na semana passada para uma reunião”, explicou. No entanto, segundo Lucas Ramos, os socialistas ainda devem conversar com o deputado estadual e ex-prefeito de Petrolina Odacy Amorim (PT) e o presidente municipal do Podemos, Sargento Quirino.

Posse

Ogovernador Paulo Câmara (PSB) oficializou, nesta segunda (3), a mudança no seu secretariado e empossou o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos (PSB), em cerimônia do Palácio do Campo das Princesas. Essa foi a primeira solenidade de posse on-line do Estado. Lucas Ramos se licenciou do mandato de deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e foi nomeado em substituição a Aluísio Lessa (PSB), que pediu exoneração do cargo de secretário para reassumir seu mandato de deputado estadual. Além disso, para integrar a gestão estadual, ele abriu mão de disputar a Prefeitura de Petrolina nas eleições municipais deste ano.

“Pernambuco vai continuar avançando, se nós tivermos definições muito claras de onde queremos chegar. Apostar em ciência, tecnologia e inovação é apostar no futuro, nas soluções e no enfrentamento às grandes questões nacionais, e isso nós sempre fizemos”, destacou Paulo Câmara.

Já Lucas Ramos enfatizou em seu discurso que “a escolha do governador demonstra uma grande disposição de fomentar o desenvolvimento do nosso Estado por igual, do Sertão ao cais”. À Folha, ele disse que a intenção é levar mais formas de comunicação ao interior e também de apresentar novas formas de negócio. “Através da ciência e tecnologia conseguimos encontrar soluções inovadoras e criativas, por isso é imprescindível o apoio da academia. O desafio é conectar, incluir, aquecer a economia, criar oportunidades. Problemas complexos exigem soluções criativas, e também a colaboração da sociedade. Vamos fazer pacto pelo uso e disseminação consciente da tecnologia, criando oportunidade para os que sonham transformar nossa sociedade para melhor”, afirmou.

O novo secretário reforça que é importante a presença das empresas públicas e privadas, para construir um melhor ambiente inovador em Pernambuco. “Sei bem as dificuldades que passam as startups para crescer. As empresas da Secti, como o Parqtel, Facepe, a UPE, entre outras, vão se somar a instituições, organizações e empresas, nacionais ou globais que estejam preocupadas na construção de um futuro maior para todos. Vamos aumentar o diálogo entre parceiros, sejam públicos ou privados.”

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *