De acordo com a psicopedagoga, Fernanda Lima, a data comemorativa do carnaval é um período em que os pais podem brincar com a criança de maneira saudável. Ela explica que quando a criança se fantasia de um super-herói, por exemplo, desperta a criatividade, brinca com o lúdico e o imaginário.
Os pais podem desenvolver atividades com os filhos, como por exemplo, brincar com as cores, imagens ou criar uma máscara do personagem infantil favorito. Essa interação é importante até para o relacionamento familiar.
A psicopedagoga afirma que a partir dos 2 anos de idade a criança já pode usar uma fantasia, isso desenvolve a parte sensorial da criança, e os pais podem brincar de maneira saudável.
SONORIZAÇÃO
Fernanda destaca também do ponto de vista pedagógico, que trabalhar as famosas marchinhas de carnaval com a criança melhora a oralidade, memorização, vocabulário, entonação e o ritmo das palavras. Talvez a criança não entenda a letra da marchinha, mas o cérebro tende a memorizar as palavras por conta da rima.
CONVÍVIO SOCIAL INFANTIL
Brincar o carnaval com a criança no bailinho da escola ou do clube também é um momento sadio. A criança aprende a socializar com os outros amiguinhos, proporciona um convívio social e vivencia o diálogo.
Fernanda é graduada em Pedagogia e tem Título de Especialização de Psicopedagogia Clínica e Institucional e Transtorno do Espectro – Autismo e Educação Especial. Ela também é palestrante em Caruaru (PE) sobre comportamento pedagógico infantil.