PT espera que PSB reveja decisão de não ingressar em federação de esquerda

Durante evento de filiação do deputado estadual João Paulo Lima ao PT, nesta sexta, o senador Humberto Costa (PT) defendeu que o PSB reveja o posicionamento em não querer participar da federação com o PT, PCdoB e PV e declarou que a união dos partidos é importante para um eventual governo do ex-presidente Lula (PT), que concorrerá à Presidência da República. Ainda segundo o petista, a federação entre as legendas iria garantir o mandato de parlamentares socialistas. Nessa semana, o PT anunciou federação com PCdoB e PV e que o PSB havia ficado de fora, após várias negociações.

“Nós continuamos na expectativa de que o PSB possa rever a sua posição e participar da chamada federação da esquerda. Isso é importante para que nós possamos construir uma base de sustentação importante pro futuro governo Lula, se ganharmos a eleição. Ao mesmo tempo, é importante para o PSB porque vai garantir a eleição de muitos parlamentares combativos, de esquerda, que são muito sérios. Então, a nossa expectativa é que ainda possa haver uma reversão dessa posição do PSB. Até porque eu acredito que aqueles que são historicamente integrantes do partido preferem permanecer nele a ter que sair para outro partido para garantir os seus mandatos”, ressaltou o senador.

Pressão interna forte

Humberto ainda afirmou que espera que o PSB mude de posicionamento. “Porque haverá uma pressão muito grande por parte tanto dos diretórios estaduais que desejam essa federação, quanto do próprio diretório nacional, que, se for convocado, com toda certeza vai garantir também a votação favorável à federação. Eu creio que também os próprios deputados federais estão muito mobilizados no sentido de fazer com que a direção nacional mude essa posição”, finalizou. Já o presidente estadual do PT defendeu a fidelidade partidária, ao avaliar a intenção de membros socialistas de quererem integrar partidos da federação após o PSB descartar a união com os petistas.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *