Pedro Augusto
Os comerciantes da Rua Silvino Macedo, no Bairro Maurício de Nassau, terão de se adaptar às determinações do Ministério Público de Caruaru. No início desta semana foi publicado no Diário Oficial o Termo de Ajustamento de Conduta elaborado pelo MP, com o objetivo de conter os índices de violência no local. Placas de proibido som automotivo já se encontram instaladas, bem como três estabelecimentos tiveram de alterar os seus respectivos horários de funcionamento.
As medidas foram fruto de audiência pública realizada no mês passado, na sede do Ministério Público, com a promotora da Defesa da Cidadania, Gilka Miranda, os comerciantes da tradicional Rua da Má Fama e representantes de órgãos, como a Destra, polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. De acordo com o TAC, que foi publicado, agora, os três bares só poderão operar até a meia-noite durante a semana, bem como até as 2h nas sextas-feiras e às 3h nos sábados.
Outros estabelecimentos, conforme destacou em entrevista Gilka Miranda, também terão de cumprir determinações. “Proprietários desses estabelecimentos já se comprometeram a não colocar mesas na rua, bem como ligar som alto nos expedientes. Vamos continuar monitorando para que tenhamos, enfim, a regularização completa na Silvino Macedo. Nossa pretensão é estender esse conjunto de determinações para outras vias da cidade em que percebemos algumas problemáticas também em estabelecimentos.”
As intervenções na Silvino Macedo provocadas pelo Ministério Público de Caruaru são mais do que justificáveis, haja vista que a via vinha penando já há bastante tempo devido ao grande volume de crimes praticados principalmente no período da noite, quando os serviços de restaurantes e bares, e o comércio de ambulantes costumam se intensificar, atraindo centenas de consumidores. Tráfico de drogas, roubos, furtos e até homicídios já fizeram parte dos índices de criminalidade do local.
Para uma moradora, que preferiu não ter o nome revelado, o TAC do MP chegou em boa hora. “Agradecemos ao Ministério Público pela intervenção e agora é esperar que esses ajustes sejam cumpridos. Já passou da hora dessa rua voltar a ser decente”, afirmou.